Menu
Logo do site
Logo do site
10.04.25

‘O Nosso Extraordinário’ promove aprendizagens de crianças sobre identidade e respeito à diversidade a partir do case da Almacor

Aula especial foi realizada no Colégio Antônio Vieira como parte das ações do Plano de Acompanhamento do Aluno

‘O Nosso Extraordinário’ promove aprendizagens de crianças sobre identidade e respeito à diversidade a partir do case da Almacor

O que há de extraordinário em cada um em meio à nossa rica diversidade? Reflexões sobre o tema marcaram as atividades do Plano de Acompanhamento do Aluno (PAA), realizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) e Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), nos últimos dias 24 e 27 de março. A questão foi discutida junto às crianças de forma prática e com ludicidade, a partir do case da Almacor, empresa do ramo da Moda que produz peças com estampas de obras de artistas neurodivergentes e de pessoas com deficiência. A proposta da Almacor alinha-se aos princípios da formação jesuítica de buscar formar cidadãos para e com os demais.

Professoras Carla e Camila, além do pastoralista Rafael Nascimento, em um dos dias do PAA

“A proposta é fazer com que o extraordinário saia do invisível. A moda tem esse propósito, pelo seu alcance, de fazer com que as pessoas reflitam o que está para além do visível. Quando a gente entende que a nossa ação pode influenciar e transformar a vida do outro, isso é responsabilidade, o que pode transformar vidas”, afirmou a professora Camila Govas, professora de Artes Visuais do 6º e 7º anos do Vieira e também de dois dos artistas que assinam peças da Almacor. 

PERCEPÇÕES E APRENDIZAGENS

Durante o momento especial, os alunos puderam apreciar as peças desenvolvidas e assistir a vídeos sobre o projeto da Almacor. “Refletimos juntos sobre os padrões e expectativas que estão consolidados na sociedade, reafirmando a importância de reconhecer e respeitar as diferenças a partir do reconhecimento da própria identidade”, destacou a orientadora educacional da série, professora Carla Moura. “Foi um momento grandioso que contou com reflexões pertinentes dos alunos, que puderam ampliar suas percepções sobre as formas de representação das diferenças no mundo. Os alunos foram convidados a reproduzirem – de forma espontânea, usando cores e formas – aquilo que está na sua alma, o que é extraordinário de cada um, convocando a apreciação da beleza do extraordinário do coletivo”, completou. Veja o vídeo! 

PLANO DE ACOMPANHAMENTO DO ALUNO

Prof. Carla explica que o Plano de Acompanhamento ao Aluno (PAA) visa desenvolver competências socioemocionais, humano-espirituais e cognitivas a partir da interação dos alunos com atividades planejadas e desenvolvidas pela orientadora educacional, pastoralista e professores. As atividades são realizadas uma vez por mês como parte da proposta de formação integral. 

“Nesta atividade específica, propomos, a partir do projeto Almacor, o comprometimento dos nossos estudantes em transformar um olha pré-concebido e fechado. Desejamos provocar e promover uma mudança real em seus atos, ações e pensamentos, convidando-os a se comprometer com os demais”, pontuou o pastoralista Rafael Nascimento. “Imbuídos pela tradição inaciana, queremos, por meio do PAA, cultivar nos estudantes a sensibilidade da escuta, o discernimento e o olhar compassivo. Desejamos formar jovens conscientes, competentes, compassivos e comprometidos, capazes de encontrar Deus em todas as coisas e de se colocarem generosamente a serviço, com liberdade interior e com a convicção de que a verdadeira grandeza está em mais amar e servir”, enfatizou.  

Joaquim e Safira aprovaram atividade, destacando aprendizagens

Os alunos gostaram da aprendizagem por meio de discussão de um exemplo real. “A gente debateu muito bem sobre a nossa identidade e porque não ligar tanto para a opinião dos outros, mas sempre, com respeito, incluir o outro na nossa vida e também ajudar o outro a se entender melhor”, afirmou o aluno Joaquim Sena. A colega Safira Ribeiro agregou mais conhecimento ao conceito de extraordinário. “Acho que o extraordinário é também entender que cada um tem um jeito de ser, de se expressar, e que a gente não deve mudar isso, reconhecendo também que a nossa opinião importa”, disse a menina.

Veja mais fotos da atividade!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo