Menu
Logo do site
Logo do site
02.02.17

O ST(Art): a arte como força motriz da liberdade

Artigo publicado na revista Vieirense 2016/2017 por Sarah Cardoso e João Vitor Coutinho

O ST(Art): a arte como força motriz da liberdade

Se tem uma coisa que aprendemos, através das nossas experiên­cias com a Academia Vieirense de Letras e Artes (AVLA), é que o poder da arte é indelével. O rosto e os depoimentos de cada um dos nossos colegas, ao assistirem às apresentações e evoluções pessoais dos membros da Academia, provaram-nos que a arte é capaz de sensibilizar, emocionar, alegrar, mudar vidas, unir pes­soas, revolucionar sistemas, embelezar o cotidiano, quebrar para­digmas e também ensinar. Ensinar, pois a arte, com sua versatili­dade de roupagens e objetivos, consegue capturar a atenção dos alunos e fazê-los refletir, tornando-se uma das matérias-primas mais importantes da educação.

Incluí-la à nossa educação den­tro do Vieira foi, portanto, um ato libertador. A arte transfor­mou-se em nossa válvula de es­cape para as pressões do dia a dia. Era naquela salinha, do úl­timo andar, que tínhamos mo­mentos fantásticos de criação e podíamos expressar-nos atra­vés da nossa linguagem favori­ta. A AVLA tornou-se um espaço de identificação e acolhimento, principalmente para aqueles que achavam que ainda falta­va algo para a experiência na escola, ou não se sentiam ple­namente contemplados pelo modelo de sala de aula. Assim, incluir a arte é também incluir os alunos e suas diferenças de aptidões.

Ainda assim, apesar de tudo que dissemos sobre a arte, não é possível colocar em um pa­pel toda a sua importância. Seu poder só pode ser sentido. Seu poder está em uma pessoa que tinha vergonha de falar em um pequeno grupo conseguir reci­tar, lindamente, para um público de 200 espectadores. Seu poder está em uma menina conhecer a sua força interior através da Semana Contra o Machismo, do Projeto SobreVIDAS SEVERINAS, e reconhecer-se mulher. Seu po­der está em um espectador vir falar-nos que a nossa apresen­tação rompeu alguns de seus preconceitos, fez-lhe entender o que não compreendia. São es­sas revoluções e evoluções pes­soais as marcas que nós, mem­bros da AVLA, levaremos para além das portas do Vieira, para onde quer que formos. Sempre!

Conheça a AVLA

A Academia Vieirense de Letras e Artes é um núcleo estudan­til voltado para a produção artística dentro do Colégio Antô­nio Vieira. É dividida em seis setores – dança, desenho e artes plásticas, fotografia, letras, música e teatro – que buscam tra­zer a arte para o cotidiano, embelezando, divertindo, questio­nando e transformando a rotina da escola.

*Sarah Cardoso e João Vitor Coutinho, presidentes da Academia Vieirense de Letras e Artes em 2016

Você pode encontrar essa e outras matérias na edição 2016/2017 da Revista Vieirense. Retire seuexemplargratuitamente no Vieira ou leia aversão digitalCLICANDO AQUI

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo