O Colégio Antônio Vieira é instalado inicialmente na Rua do Sodré, nº 43, onde hoje está localizado o Colégio Ypiranga.
Quem Somos
ormação acadêmica e humana que pulsa forte junto aos estudantes e grandes nomes que por aqui passaram, como Jorge Amado, Mário Cravo Júnior, Bel Borba, Anísio Teixeira, Armandinho e muitos outros ex-alunos considerados destaque em suas carreiras nas mais diversas áreas do conhecimento.
REDE INTERNACIONAL
O Vieira é um dos ícones da qualidade educativa da Companhia de Jesus – ordem religiosa fundada na Europa por Santo Inácio de Loyola, em 1540. Faz parte de uma rede internacional de educação que, atualmente, conta com mais de 850 colégios e escolas em todo o mundo – compartilhando, assim, as mais avançadas metodologias ativas para estimular a aprendizagem de crianças e jovens.
No Brasil, a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) é integrada por 17 unidades educativas, distribuídas em nove estados, sendo o Vieira o único em atuação na Bahia.
Missão, Visão e Valores da RJE
A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) acredita que os processos educativos podem ser transformadores de vidas e realidades. Por meio de uma educação para cidadania global e para a renovação da fé cristã, as instituições da RJE são espaços de formação de lideranças capazes de irradiação nas diferentes instâncias sociais.
Visão da RJE para 2025
Ser uma rede de centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável.
Missão do Vieira
Promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.
Visão do Vieira
Ser um centro inovador de aprendizagem integral que educa para a cidadania global com uma gestão colaborativa e sustentável.
SUA HISTÓRIA, SEU PATRONO
O Colégio Antônio Vieira foi fundado pela Companhia de Jesus em 15 de março de 1911, sendo batizado com o nome do padre Antônio Vieira. Ele nasceu em Lisboa, em 1608, e veio para a Bahia, com apenas sete anos. Em 1623, entrou na Companhia de Jesus, sendo considerado destaque em sua missão evangelizadora e educacional.
Os jesuítas que construíram a escola, mais de 200 anos depois da morte de Vieira, não hesitaram em prestar a justa homenagem ao padre, que também se notabilizou como referência literária em mais de 200 sermões. Um patrono que é um exemplo de dedicação acadêmica, inspirando nossos estudantes a também fazer história