Padre jesuíta lança segundo livro de série que promove reflexão sobre gastronomia e fé
Obra busca evidenciar papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação
![Padre jesuíta lança segundo livro de série que promove reflexão sobre gastronomia e fé](https://www.colegioantoniovieira.com.br/wp-content/uploads/2025/02/515CFiZYlL._SL1051_amazon2.jpg)
O padre Francys Silvestrini Adão SJ lança, oficialmente, no próximo mês, no dia 7, em São Paulo, o livro “Sabedoria Teogastronômica: José Tolentino Mendonça e a gramática culinária humano-divina”, segundo volume de uma trilogia publicada por Edições Loyola. Baseado nas Escrituras e no pensamento do cardeal José Tolentino Mendonça, o jesuíta explora a relação entre comida, fé e convivência, além de evidenciar o papel simbólico das refeições como espaços de acolhimento e transformação. “Eu tento refletir sobre a nossa vida e relações a partir da alimentação”, enfatiza Pe. Francys SJ, que integra a Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira.
![](https://www.colegioantoniovieira.com.br/wp-content/uploads/2025/02/515CFiZYlL._SL1051_amazon-682x1024.jpg)
“Em diálogo com a reflexão de um criativo biblista e poeta, o cardeal José Tolentino Mendonça, revisitaremos a sabedoria guardada nas entranhas da criação e explicitada pela fé cristã. Em qualquer casa, da mais despojada à mais refinada, a porta da cozinha dá acesso a um lugar de muito trabalho, serviço e cansaços, é verdade! Mas essa porta também nos conduz, como sabemos, a um lugar repleto de amizades, intimidades e histórias para contar. Se aprendemos a gostar tanto das cozinhas e das mesas, como podemos achar que Deus estaria distante daí? Que sua inteligência e seu coração estejam abertos para se encantar com as surpresas de uma Sabedoria Teogastronômica”, diz o texto de contracapa da obra.
Sabedoria Teogastronômica se estrutura em quatro partes. A primeira coloca o leitor no centro da exegese bíblica, com uma análise da alimentação como elemento fundamental na construção da humanidade. A segunda aprofunda a fé como uma arte da presença real ao associar o ato de nutrir-se e a experiência de comunhão. Na terceira, o autor faz uma releitura gastronômica do Antigo Testamento, em que a comida reflete as identidades socioculturais da época. Por fim, a quarta parte é a retomada culinária e eucarística da proposta humanizadora e acolhedora de Jesus.
O primeiro volume da série é Autobiografia Gastronômica. Ambos já podem ser adquiridos no site de Edições Loyola: https://www.loyola.com.br/busca/francys
Com informações e imagens do portal Jesuítas Brasil e Edições Loyola.
Leia também
-
14.02.25
Biblioteca do Vieirinha estreia programação 2025 do projeto Hora do Conto
De forma lúdica, equipe adaptou clássico Peter Pan para falar sobre normas de uso e convivência no espaço
-
12.02.25
Painéis de grafite unem arte urbana e educação alimentar para jovens no Vieira
Obras de Been Andrade tornaram ainda mais convidativo e acolhedor o refeitório dos estudantes
-
11.02.25
Coral do Vieira abre vagas para crianças e adultos
Inscrições começam no dia 17 e seguem até dia 20
-
10.02.25
Ludicidade marca início das aulas das Oficinas RobotiCAV para crianças estreantes na atividade
Durante o programa, alunos serão estimulados a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real