Menu
Logo do site
Logo do site
20.03.25

Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio

Em solenidade marcada pela emoção, foram entregues as obras de requalificação do espaço para melhor atender aos estudantes nos dias atuais

Paloma Amado participa no Vieira de inauguração da Biblioteca Jorge Amado. Escritor foi aluno do colégio

A emoção marcou a inauguração da Biblioteca Jorge Amado na última quarta-feira (19), no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia em Salvador. Não era para menos: foi no colégio onde o escritor estudou na década de 20 que um professor jesuíta, o padre Luís Cabral, vislumbrou a vocação do promissor aluno para a escrita, tendo lhe dado pleno acesso aos livros – conforme relatou o próprio Jorge na obra “O Menino Grapiúna”. Mais de um século depois, após novas obras de requalificação, a biblioteca do Vieira foi rebatizada com o nome do ex-aluno ilustre, ampliando ainda mais o incentivo à leitura e pesquisa entre os estudantes contemporâneos. Na solenidade, a presença da filha do homenageado, a também escritora Paloma Amado, convidada especial do evento, juntamente com a presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga.

“Estou emocionadíssima e orgulhosíssima, honrada com esse convite para a reinauguração da biblioteca do Vieira, agora com o nome de papai. Ele só foi escritor porque estudou aqui”, afirmou Paloma. “É um evento que se dá bem no Dia de São José, dia de plantar milho para colher no São João. Portanto, a data foi bem escolhida, pois vejo que é um dia de plantar livros, e mais do que isso, plantar leitores, jovens leitores que vão desenvolver o seu pensamento por meio da leitura. Leiam muito e sejam grandes na vida, mesmo que não sejam famosos, mas grandes para si e para os seus”, disse, dirigindo-se aos estudantes que participaram da solenidade, muitos também emocionados. E completou: “Estar, mais de um século depois, em um evento de inauguração de uma biblioteca no colégio onde um jesuíta disse ao papai sobre o seu talento – e que só dependia dele ir em frente e fazer uma carreira, que ele foi e fez – mostra que o colégio mantém o mesmo dom para educar a juventude. Viva ao Colégio Antônio Vieira, viva a cultura e viva a Bahia”.

O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, também não conteve a emoção diante da reinauguração da biblioteca de uma forma tão especial para a instituição e seus alunos. “É uma alegria muito grande não só reinaugurar este espaço, mas rebatizá-lo com o nome de Jorge Amado, tendo esta representatividade aqui, com a presença de Paloma e Ângela. Foi esse colégio onde vocês estudam e que formou Jorge Amado e que hoje, também por meio deste grande escritor e suas obras, o mundo tem conhecimento da potência da educação jesuítica, de como ela é capaz de transformar a vida daqueles que se deixam inebriar pela educação”. E voltando-se para os estudantes, complementou: “Que assim como Jorge Amado e tantos outros ex-alunos ilustres do Vieira, vocês continuem acreditando que cada um de vocês tem potencial para fazer a diferença neste mundo”, afirmou. Prof. Sérgio descerrou a placa inaugural ao lado de Paloma, Ângela Fraga e integrantes do Conselho Diretivo do colégio.

ABRAÇO À LEITURA 

Pouco antes, assim que o padre jesuíta Emmanuel Araújo, SJ, batizou o espaço com água benta, o diretor do Vieira fez questão de quebrar o protocolo e convidou um dos estudantes para o corte da fita inaugural ao lado de Paloma Amado. O momento tornou-se ainda mais significativo, ao som de “Modinha de Gabriela”, de Dorival Caymmi, canção que remete a uma das mais famosas obras do escritor: Gabriela, Cravo e Canela. Veja! 

“Não tenho nem palavras para falar da minha emoção, de como me senti honrado por estar ali com Paloma. Foi como se eu estivesse também abraçando Jorge Amado”, contou o estudante Luiz Victor Dantas. Ele gostou da nova biblioteca: “É um misto de emoções perceber que o Vieira está pensando no seu estudante e no potencial que o aluno pode desenvolver nos espaços do colégio, como esta biblioteca, agora com uma infraestrutura toda inovadora, ainda mais voltada para o conhecimento”, declarou.

Um grupo de alunas, integrantes da Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), também expressou a alegria dos estudantes com o novo espaço. Elas apresentaram um sarau poético com textos baseados em obras de Jorge Amado. Outro momento marcante da reinauguração da biblioteca foi a exibição do curta-metragem, lançado no ano passado pelo Vieira, que encena a descoberta da vocação de Jorge para a escrita, após ter feito uma redação entre as atividades do colégio. Paloma Amado já conhecia o vídeo, mas voltou a se emocionar, ao assisti-lo no Vieira junto com os estudantes, em plena biblioteca da escola, equipamento que o pai escritor também fez uso no passado. 

UMA NOVA BIBLIOTECA

Também ex-aluna do Vieira, a diretora da Fundação Casa de Jorge Amado, Ângela Fraga, destacou a importância do equipamento na escola, tendo Jorge Amado como inspiração para jovens em formação. “É o que lhe molda: ter um pensamento crítico a partir da leitura”, declarou. Ela também propôs uma parceria para a doação de livros, visando ampliar ainda mais o acervo da biblioteca do Vieira. No novo espaço, os estudantes já podem conferir uma exposição de painéis sobre Jorge Amado, que fazem parte do acervo da Fundação, localizada no Pelourinho. 

De acordo com a bibliotecária Jaqueline Torres, gestora das bibliotecas do Vieira, a requalificação da unidade do Vieirão, destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, proporciona aos alunos “um ambiente contemporâneo, ainda mais amplo e confortável, permitindo um aprendizado mais dinâmico, inclusivo e conectado com as demandas do século XXI”, como ressaltou. A reforma da unidade faz parte do conjunto de ações do programa Vieira 2025+. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL EM NOSSA GALERIA!


Fotos: Secom/CAV

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo