Pausa Inaciana e momentos de oração dão início às celebrações do Mês de Santo Inácio
Reflexões inspiradas na espiritualidade fazem parte da formação integral para estudantes
Instituição confessional católica e jesuíta, o Colégio Antônio Vieira considera julho ainda mais especial: é o mês de celebrações a Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Por isso, já como parte da programação do Ano Inaciano — iniciado em maio do ano passado e que se estende até o dia 31 de julho deste ano, dia dedicado ao santo – o Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa) já vinha promovendo a Pausa Inaciana junto a colaboradores e estudantes. Agora, em julho, as atividades devem seguir com mais séries e turmas. No Vieirinha, as crianças ainda estão tendo momentos especiais de oração que envolvem ludicidade e espiritualidade.
PAUSA PARA ESCUTA E ORAÇÃO
No caso da Pausa Inaciana, as atividades estão ocorrendo em sala de aula ou nos espaços de oração do Vieira, a exemplo da Capela Menino Jesus, no Vieirinha. As dinâmicas adotadas buscam envolver os estudantes, ao mesmo tempo em que permitem seguir os passos recomendados pela Província dos Jesuítas no Brasil para a oração de meditação, permitindo aos estudantes dispor-se, preparar-se, situar-se, meditar e refletir.
“É um instrumento que a gente está usando na escola para introduzir mais o aluno na oração, principalmente no Ensino Médio, em que os alunos estão vivendo os questionamentos normais da adolescência, e é preciso trabalhar com eles a escuta: a necessidade que têm de serem escutados e de escutar também. A Pausa lnaciana permite esse momento de parar, refletir, partilhar, a partir do método inaciano de rezar”, explica o coordenador do Sorpa, professor João Ramiro. A própria equipe do Sorpa, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e professores também tiveram atividades nesse sentido, envolvendo a todos em um clima de espiritualidade e esperança.
DINÂMICAS
Com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental (EF), a Pausa Inaciana foi realizada na Capela Santo Inácio. As crianças trabalharam os Exercícios Espirituais de forma lúdica e fizeram desenhos para expressar sentimentos. Já na 3ª série do Ensino Médio, foram usados papel e bexiga, em uma dinâmica que permitiu o compartilhamento de vivências e compreender os sentimentos uns dos outros, com adoção de música muito popular entre os jovens. O pastoralista Elio Gomes conduziu os trabalhos, inclusive adotando música do rapper Emicida, popular entre os jovens. “Foi um momento muito rico que mostrou a grandeza de ouvir o outro e se colocar em seu lugar. Também nos permitiu pensar em ações para cuidarmos ainda mais dos sentimentos apresentados pelos alunos”, declarou a professora Cristina Cardoso, coordenadora pedagógica da série.
Fotos: Secop e Sorpa/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica