Pausa, Tour e Itinerário Inacianos ampliam ações de formação para estudantes e colaboradores
Atividades promovem reflexões sobre o papel de cada um para um mundo melhor, a partir dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola
Faça tudo como se dependesse de você e espere tudo como se tudo dependesse de Deus.
Quem quiser reformar o mundo, comece por si mesmo.
Em tudo, amar e servir.
Apenas algumas frases de Santo Inácio de Loyola já exprimem muito dos preceitos da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira. Assim, formar homens e mulheres de bem, para e com os demais, dentro dos princípios cristãos e inacianos, está também entre os propósitos do Vieira. Estudantes e colaboradores participam de formações espirituais em que fazem reflexões sobre questões que afligem a sociedade e que também os afetam pessoalmente, para pensarem como, no dia a dia, podem ajudar na construção de um ambiente melhor, de um mundo melhor.
Neste mês, nos últimos dias 11 e 12, os estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira tiveram um momento especial no Tour Inaciano. Trata-se de uma visita orientada pelos espaços do colégio em que são realizadas reflexões a partir de documentos que norteiam a Companhia de Jesus. O primeiro momento foi na Capela Santo Inácio, onde os estudantes estiveram com a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério. Ela falou um pouco da missão de um líder inaciano e a responsabilidade de buscar sempre o discernimento tão evidenciado por Santo Inácio em seus ensinamentos. Foi um momento de múltiplas aprendizagens, em que os estudantes interagiram com a diretora, fazendo perguntas sobre a educação jesuítica.
LIÇÕES PARA A VIDA
O Tour Inaciano seguiu com a visita dos estudantes à sala do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), “responsável pelas atividades de animação da fé”, como definiu o pastoralista Daniel Oliveira. Juntamente com o jesuíta Élio Gomes, SJ, ele conduz os trabalhos do Sorpa junto ao Ensino Médio Noturno, inclusive na organização do tour, em parceria do Setor Pedagógico (Secop) e Serviço de Orientação Educacional (SOE). “Foi interessante eles conhecerem o espaço e saberem mais sobre onde são pensadas, construídas, elaboradas e desenvolvidas todas as propostas do Sorpa na perspectiva da Espiritualidade Inaciana, da formação humana”, disse Daniel Oliveira.
O roteiro foi encerrado na Sala da Juventude, onde foi promovido um momento contemplativo: “Para meditarmos sobre a Santa Ceia, a lição do Cristo para a humanidade, o amor universal e a fraternidade”, explicou Daniel. Na oportunidade a também pastoralista Núbia Calazans Fez uma performance de dança, em uma alusão ao Peregrino Inácio que também construiu sua caminhada seguindo os passos de Cristo. Houve ainda um momento de oração baseado na Encíclica Laudato Si, em que o Papa Francisco convida a todos a cuidar da nossa Casa Comum, adotando práticas sustentáveis no dia a dia.
“O Tour oportunizou esse momento de aprofundar com os estudantes o caráter identitário, o que significa ser um estudante da Rede Jesuíta de Educação. É importante ter essa compreensão da sua formação acadêmica e como esta deve se conectar com a contemporaneidade desse mundo, trazendo sempre nas atitudes o referencial do Cristo ressuscitado que nos anima a criar e a projetar um futuro esperançoso para todos e todas”, concluiu o pastoralista Daniel Oliveira.
PAUSA
De forma bem lúdica, também os pequenos alunos do Tempo Integral do Vieira contam com momentos de Pausa Inaciana, em que a pastoralista Núbia Calasans, conversa sobre valores cristãos para toda a vida que inspiraram Santo Inácio de Loyola. Muita música, coreografia e até o boneco Inacinho tornam o momento muito especial para a garotada.
COLABORADORES
Os colaboradores do Vieira divididos em dois grandes grupos, também tiveram este mês, nos dias 23 e 24 de maio, um momento de formação sobre a aplicação no dia a dia dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola. O jesuíta Élio Gomes, SJ, fez uma palestra e expôs um vídeo, retratando momentos da vida do santo, antes e depois da conversão, mostrando como os fatos foram decisivos para que o então Iñigo de Loyola desenvolvesse “um novo modo de pensar, agir e proceder, vendo Cristo em todas as coisas” e o quanto hoje esse “modo de proceder inaciano” também pode ser transformador para cada pessoa, inclusive no dia a dia das atividades no Vieira.
O Itinerário Inaciano, como o evento é batizado, contou ainda com uma performance de dança espanhola de Núbia Calazans, imprimindo ritmo aos episódios marcantes da vida de Santo Inácio. A formação para os colaboradores ainda prevê mais dois encontros até o final do ano.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica