19.09.24

Projeto Cenas Teatrais apresenta três peças infantis em setembro nos intervalos do Vieirinha

Ação faz parte das iniciativas da biblioteca do colégio para estimular o gosto pela literatura entre as crianças

“O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir o mundo de outras formas”. A frase da consagrada atriz brasileira Fernanda Montenegro, neste Dia Nacional do Teatro (19), alinha-se à proposta do projeto Cenas Teatrais, que vem sendo desenvolvido, neste mês de setembro, pela Biblioteca Gino Raísa, SJ, a Biblioteca do Vieirinha, unidade do Colégio Antônio Vieira destinada às crianças e pré-adolescentes. Serão três apresentações, pelo Grupo de Teatro Griô, equipe da biblioteca e também por estudantes do Vieirinha, para os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF), sempre no horário de intervalo de aulas.

AS PEÇAS

A primeira apresentação, realizada pelo Griô, foi no dia 12, com a peça “As Bruxinhas da Floresta”. As próximas estão previstas para esta sexta-feira (20), com a peça “Uma menina vestida de Jardim”, da escritora, cordelista e contadora de história Mari Bigio; e também nos dias 24, 26 e 27, datas em que grupo de alunos do Vieirinha encena para os colegas “A Primavera da Lagarta”, da escritora Ruth Rocha.

O projeto destina-se às crianças do Ensino Fundamental 1. No dia da apresentação do Teatro Griô, elas vibraram com a história de duas bruxinhas gêmeas que moravam em uma floresta e conheceram duas crianças também gêmeas – um enredo inspirado no livro “Quem tem medo de monstro”, da também consagrada escritora de livros infantis Ruth Rocha.

Já a peça “A Menina Vestida de Jardim”, a ser apresentada nesta sexta (20) pela própria equipe de contadores de história da biblioteca, encena o cordel de Maria Bigio sobre o Baile de Maria Flor, que não tinha um vestido apropriado para a grande festa, causando um verdadeiro rebuliço em Sítio Formoso. Como toda princesa, ela recebe uma ajudinha bem especial. Qual será?

ALUNOS EM CENA

A terceira peça traz aprendizagens não apenas para o público de estudantes, mas também para os alunos que encenarão a peça para os coleguinhas. Trata-se da história de “A Primavera da Lagarta”, também de Ruth Rocha. Trata-se de um enredo muito pertinente ao estudo do meio ambiente bem como das relações sociais e das relações do homem com a natureza, com metáforas acerca da metamorfose da lagarta e a transformação em borboleta.

Confira agora mais fotos do dia da apresentação de “As Bruxinhas da Floresta”, pelos atores mirins do Griô, muitos alunos do curso livre no Vieira!

Fotos: Secom/CAV.