Projeto “Criações Infantis” estimula reflexão sobre ética e pluralidade cultural
A fim de celebrar a convivência fraterna e compartilhar os saberes construídos, os alunos do 5º ano EF apresentaram a culminância do projeto “Criações Infantis – Tecendo Redes Cidadãs”, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.
A fim de celebrar a convivência fraterna e compartilhar os saberes construídos, os alunos do 5º ano EF apresentaram a culminância do projeto “Criações Infantis – Tecendo Redes Cidadãs”, nos dias 23, 24 e 25 de novembro. A atividade interdisciplinar, que envolveu os estudantes no estudo sobre os temas ética e pluralidade cultural, aconteceu no auditório Mabel Velloso e na quadra coberta do Vieirinha.
No primeiro momento, os estudantes demonstraram todo seu potencial artístico no lançamento do livro Criações Infantis 2015. Os pequenos autores declamaram seus poemas, salmos, cantaram e dançaram nas apresentações musicais. A segunda etapa da culminância contou com a mostra de resultados, que expôs os trabalhos realizados nas aulas, e envolveu a entrega do livro de cada aluno. Neste ano, a publicação trouxe um formato inovador, sendo editado um livro para cada turma.
“Esse foi um momento muito especial, pois encerramos o ano letivo do 5º ano EF e a etapa inicial do Ensino Fundamental de forma encantadora e poética. Ao longo da caminhada, foram diversos momentos de discussão, reflexão e construção que mobilizaram o pensar, o olhar curioso, a pesquisa, a troca de ideias, a criatividade e o imaginário, promovendo a formação de leitores cada vez mais competentes e, principalmente, oportunizando formação da cidadania”, destacou a coordenadora dos 3º e 5º anos EF, prof.ª Mariângela Rosier.
O momento dos autógrafos fez os pequenos se sentirem como verdadeiros artistas. As crianças valorizaram a realização do trabalho. “Eu gostei muito de participar do projeto, porque nós interagimos com a música e com os poemas feitos pelos nossos colegas”, comentou a aluna Maria Eduarda Rios. “O que eu mais gostei foi a oportunidade de aprender coisas novas, como fazer poemas e rimar com mais facilidade”, completou o estudante Davi Matos.
Muitos familiares e amigos marcaram presença no evento. “As crianças aprendem a se comunicar, perdem a timidez no palco e interagem bastante. Achei o projeto muito interessante”, destacou a mãe vieirense Regina Gomes, que recitou um dos poemas do sarau. “Esse projeto é muito importante para incentivar o gosto pela literatura de forma lúdica. Eu adorei e acho fundamental para o crescimento deles”, completou o pai Vitor Leite.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica