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10.06.16

Projeto “Direitos Humanos, Cidadania e Arte” mobiliza alunos da 8ª série EF

Em seu terceiro ano consecutivo, iniciativa transdisciplinar envolve diferentes fases de produção

Projeto “Direitos Humanos, Cidadania e Arte” mobiliza alunos da 8ª série EF

As turmas da 8ª série EF estão desenvolvendo desde o início do ano o projeto transdisciplinar “Direitos Humanos, Cidadania e Arte”, que em2016 vem com uma proposta diferente. O objetivo agora éunir os estudos dosdireitos humanos com expressões artísticas. O projeto usa como base o livro de Dalmo Dallari, “Direitos Humanos e Cidadania” e também passou a contarcom a obra “O Museu das Sete Torres”, de Nereide Schillaro.

No primeiro momento, os alunos foram orientados a buscar referências teóricas para serem usadas na segunda parte do projeto. Eles apresentaram no mês de maio umseminário (ver galeria de fotos), como resultado do estudo dessa pesquisa e investigação sobre a temática. A proposta de anexar a disciplina de artes, como a grande novidade de 2016, é justamente fazer com que o aluno possa entendê-lacomo umaforma de representar o tempo, além de uma maneiradiferente de encarar os estudos dos direitos humanos.

Para acoordenadora pedagógica do 8ºanoe da 8ª sérieEF, prof.ª Vânia Virgens, o projeto traz uma experiência incrível para os alunos. “O desafio será explorar cada torre do museu presente no livro, em um contexto histórico, com o movimento de ser, sentir, pensar e agir, como em um processo criativo, para falar dos direitos humanos. Esse foi o salto que a gente deu esse ano”, afirmou ela. Para o professor de história Igor Cruz, a apropriação do conteúdo teórico pelos estudantes foi o ponto de maior relevância nesse momento do projeto. “Certamente, essa fase inicial, na qual os alunos têm de buscar referências teóricas, foi de extrema importância para uma boa execução do trabalho nas etapas seguintes”, pontuou.

O diálogo entre as disciplinas é recorrente no projeto “Direitos Humanos, Cidadania e Arte”, tanto na sua elaboração, quanto na funçãoimportante que cada uma delas possui em relação ao conteúdo trabalhado nas etapas. “O papel fundamental da disciplina de história, por exemplo, foi mostrar aos alunos a origem dos direitos humanos e ajudá-los a enxergar como é que os esse tema aparece em diversos momentos históricos, antes mesmo da própria Declaração dos Universal dos Direitos Humanos”, explicou a prof.ª Edna Lúcia Cunha.

Em setembro de 2015, a prof.ª Vânia, juntamente com os professores Edna Lúcia e Luís Henrique Gois, representaram o Vieira no VI Colóquio Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, em Buenos Aires, na Argentina, oportunidade em que puderam falar sobre o projeto. Neste ano, a iniciativa será apresentada no Congresso Nacional dos Direitos Humanos, realizado na UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sendo aprovado através de um artigo escrito pelas professoras Lívia Junqueira Ayres e Suzana Tourinho. “Tivemos a felicidade do artigo ter sido selecionado.Vamos levar o projeto, qainda em processo, mas que está sendo bem proveitoso”, destacou a prof.ª Lívia.

A fase final do projeto“Direitos Humanos, Cidadania e Arte” está prevista para o mês de agosto, quando os alunos terão em um primeiro momento uma roda de conversa, que envolverá a participação dos familiares e de convidados indicados pela turma. Posteriormente, eles irão trabalhar com o que pesquisaram, utilizado o corpo como expressão artística para a divulgação. Essa ação será feita durante o horário do intervalo, com cada turma dividida em quatros grupos, que apresentarão performances com a finalidade de chamar à atenção de toda comunidade educativa para a arte dentro do cotidiano.

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