Menu
Logo do site
Logo do site
08.11.18

Projeto Ethos antecipa reflexão sobre tema da redação do ENEM 2018

Diversas atividades foram realizadas pelas turmas da 2ª série EM entre os dias 15 e 19 de outubro.

Projeto Ethos antecipa reflexão sobre tema da redação do ENEM 2018

A 14ª edição do “Ethos”, projeto transdisciplinar da 2ª série EM, trouxe neste ano o tema “Sociabilidade Humana”. A semana de culminância da iniciativa, realizada entre os dias 15 e 19 de outubro, ficou marcada pela realização de diversas atividades artísticas, debates e palestras, que mobilizaram os estudantes e a comunidade educativa do Vieira. A partir da temática central, foram realizados entre as turmas diversos recortes, que permitiram aos alunos desenvolver produções autorais, reflexões e importantes argumentações.

Um dos eixos do projeto trouxe o tema “Os donos dos dados são os donos do mundo”, que foi abordado na redação do ENEM 2018 (manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet), realizado no dia 04 de novembro. A professora Isabel Cezimbra explica que os estudantes tiveram a oportunidade de discutir a manipulação dos dados na internet, com ênfase nas redes sociais e na programação de sites de pesquisas. “Acredito que essa escolha ajudou a ampliar a compreensão dos alunossobre a relação da manipulação da forma de pensar através dos recursos disponíveis”, acrescentou ela.

Integração

As diversas atividades da “Semana Ethos”, como foi nomeada a culminância do projeto, permitiram uma maior integração entre as turmas no momento de conclusão do ano letivo. “Tudo foi realizado de forma lúdica e criativa. Tivemos a preocupação de discutir temas especiais e mostrá-los que também é possível produzir conhecimento, abordando o que ocorre no nosso momento presente. Então, a receptividade é sempre excelente”, comentou a professora Marli Sales. Já o coordenador da 2ª série EM e articulador do Ensino Médio, prof. José Teixeira Neto (Zelão), destaca a metodologia aplicada no projeto como um grande diferencial. “Quando falamos de ‘Ethos’ discutimos que projeto nós temos para esse mundo. A ação é dinâmica e com isso temos o protagonismo dos alunos e também dos mestres”, afirmou ele.

A vieirense Amanda Andrade ressaltou a importância do “Ethos” como um momento marcante nessa transição para a 3ª série EM. “O projeto foi uma boa maneira de integrar as salas e de conhecer novos colegas”, destacou ela. Para o aluno Filipe Costa, a chance de aprender uma nova habilidade o marcou de uma forma especial. “Compartilhamos conhecimentos, fizemos novas amizades e desenvolvemos ações diferentes. A oportunidade de trabalhar com fotografia foi a que mais gostei, porque estimulou em mim uma área que ainda não conhecia”, finalizou ele.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo