Menu
Logo do site
Logo do site
22.11.21

PROJETO ETHOS- Jovens do Vieira fazem cápsula do tempo para registrar contexto pandêmico

A atividade integra práticas e reflexões inspiradas na leitura crítica da obra "21 Lições para o Século 21".

PROJETO ETHOS- Jovens do Vieira fazem cápsula do tempo para registrar contexto pandêmico

Promover aprendizagens múltiplas a partir de estudos, práticas e reflexões acerca da realidade atual e projeções para o futuro. Este é um dos objetivos do Projeto Ethos, desenvolvido no Colégio Antônio Vieira envolvendo jovens da 2ª série do Ensino Médio. Este ano, mais uma vez inspirados na obra “21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari, os estudantes trabalharam conhecimentos sobre tensões do contemporâneo, desenvolvendo habilidades diversas, como protagonismo, pesquisa, senso crítico e oralidade, usando metodologias ativas, a exemplo do Design Thinking (abordagem que coloca o ser humano no centro das soluções). O contexto pandêmico, claro, foi um dos principais temas trabalhados, culminando até na construção de cápsulas do tempo, material e virtual, para novas reflexões pelas gerações futuras.

Conforme explica o professor Zelão Teixeira, que é coordenador pedagógico da série e articulador pedagógico do Fundamental Maior e do Ensino Médio no Vieira, os trabalhos partiram de três questionamentos:

1. Como será que um(a) cidadão(ã) vivendo em 2031, com 27/28 anos, falaria para os jovens de 17/18 anos sobre como foi viver o contexto pandêmico de 2020/21?


2. Como é ser criança na Bahia, em Salvador, no Colégio Antônio Vieira, nesse contexto pandêmico em 2020/21?

3. Quais artefatos culturais colocaríamos numa cápsula do tempo material e outra virtual que refletem o que estamos vivendo nesse contexto pandêmico 2020/21?

“As turmas da 2ª série do Ensino Médio partiram, então, para as produções, utilizando o Design Thinking para a criação de uma persona do futuro, outra persona de uma criança do tempo presente e duas cápsulas do tempo, material e virtual, com aquilo que consideram significativo sobre o que estão vivenciando”, conta o professor Zelão. “Muita pesquisa e diálogos mobilizaram os grupos das turmas para esse trabalho. Eles projetaram uma personagem do futuro e interagiram, dentro das normas de biossegurança, com os pequenos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental para projecionarem uma criança desse contexto e ainda elaboraram verbetes para os artefatos que selecionaram para as cápsulas do tempo”, completa o coordenador pedagógico, satisfeito com o engajamento dos jovens adolescentes e as lideranças das turmas.

Coordenador pedagógico da série, Prof. Zelão Teixeira destaca metodologias ativas usadas para reflexões sobre presente e futuro

MARCO HISTÓRICO

Todo o material produzido pelos estudantes ficará sob os cuidados da biblioteca, como parte do acervo do colégio, para ser aberto daqui a dez anos, “quando as crianças que foram entrevistadas no 1º ano EF estarão exatamente na 2ª série do EM, com a idade que os realizadores têm hoje”, como frisa o Prof. Zelão. O evento já ficará agendado – quando alunos, ex-alunos, equipes pedagógicas, demais colaboradores e Conselho Diretivo do Vieira abrirão as cápsulas do tempo “para uma grande celebração da vida através de memórias que formaram e formam a todos e a todas”. 

Na cápsula material, constam, por exemplo, revistas e jornais com manchetes sobre a pandemia, máscaras, vasilhas de álcool em gel, acessórios e vestimentas de profissionais de saúde, cópia de cartão de vacinação, entre outros. A caixa ainda inclui desenhos e itens que representam malefícios igualmente danosos à saúde dos jovens em alerta feito pelos estudantes vieirenses, além de planos da geração atual (tênis representando o caminhar na vida) e até um pop-it, brinquedo que virou febre entre as crianças.

RENOVANDO ESPERANÇAS 

“O Ethos 2021 serviu para marcar um tempo e falar sobre a nossa geração e tudo o que a gente está vivendo agora, porque, sem dúvida, no futuro as pessoas vão querer saber o que a gente estava pensando na época, o que a gente estava fazendo, como lidou com tudo isso e, por isso, é um projeto que tem tudo a ver com nosso sentimento também e tudo foi feito de forma muito leve, pensando em uma cápsula do tempo que fizemos na esperança de que ela será aberta no futuro em uma realidade bem melhor, e é muito bom perceber o apoio do Colégio nesse sentido”, diz a aluna Maria Clara Gitirana.

“Foi um projeto extremamente importante para a minha formação, tanto acadêmica quanto pessoal. A leitura da obra de Yuval Harari foi sensacional, para que tivéssemos uma melhor visão do mundo e do século 21, seguindo com uma série de ações de um projeto muito bem montado e executado, culminando na cápsula do tempo, fruto de todo um processo de aprendizagem em meio a uma pandemia, que também renova nossas esperanças”, conta o aluno Lucca Pereira. “Foi um dos melhores projetos que já participei no Vieira”, afirma.  

Estudantes Lucca Pereira e Maria Clara Gitirana destacam aprendizagem acerca da realidade atual e reflexões para o futuro

Os professores diretamente envolvidos com o projeto também gostaram muito do resultado da edição 2021, considerada especial. “Já pensou em viajar no tempo? Quais são os efeitos do tempo na nossa história? O Projeto Ethos deste ano estimulou alunos, alunas, professoras e professores a refletirem sobre tais questionamentos. Estimulados e inspirados por todo o repertório cultural adquirido por meio das leituras, foi possível dialogar com todos os envolvidos no projeto a respeito do que pensamos sobre o futuro, que lembranças gostaríamos de levar conosco e o que é importante hoje que gostaríamos de lembrar ou ainda viver no amanhã”, destaca a professora Isabel Cezimbra, de Matemática.

CIDADÃOS COMPROMETIDOS

“Ser uma das muitas mãos envolvidas na construção do Projeto Ethos 2021 foi muito gratificante e edificante. Ter a oportunidade de acompanhar o engajamento dos jovens na construção das personas, no pensar no futuro, no tempo presente e o choque de gerações foi, sem dúvida, uma das experiências mais marcantes. Certamente,  um projeto que retratou fidedignamente o que é a Pedagogia Inaciana e o quanto o Vieira forma, acima de tudo, cidadãos comprometidos com o mundo em sua volta”, declarou o professor de Física, Thalisson Andrade.

Para o professor de Sociologia, Rosival Carvalho, “o Ethos não é simplesmente um projeto pedagógico do Colégio Antônio Vieira”, como diz, completando: “Trata-se de uma imersão aprofundada no processo da reflexão e aprendizagem que ultrapassa as fronteiras do conhecimento, desafiando a comunidade acadêmica na direção da pesquisa e da transcendência intelectual”. E conclui: “Sem dúvida, um culto à inteligência e ao eterno florescer da ação de quem aprende a aprender”.

Professores Rosival Carvalho, Isabel Cezimbra e Thalisson Andrade ressaltam importância histórica da edição 2021

Vamos ver na galeria mais alguns momentos do Ethos 2021!


Fotos: Secom/CAV e acervos pessoais.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo