Projeto “Lanterna” promove integração entre alunos da 8° série EF
Nos dias 18, 19 e 20/9, cerca de 140 vieirenses se reuniram na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, para a edição 2015 do projeto “Lanterna”.
Nos dias 18, 19 e 20/9, cerca de 140 vieirenses se reuniram na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, para a edição 2015 do projeto “Lanterna”. O evento, que foi promovido pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), contou com o apoio de estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que foram os coordenadores do encontro, estimulando o protagonismo juvenil e possibilitando a experiência de jovens evangelizando jovens.
Com o tema central “Ninguém tem maior amor do que dar a vida pelos seus amigos”, a ação proporcionou aos alunos da 8ª série EF o fortalecimento dos valores cristãos através de atividades lúdicas e formativas. “O Lanterna possibilita falar de Deus de uma forma divertida. É um encontro de amigos com muitas surpresas e novidades. Os alunos se reconhecem como filhos de Deus e amigos uns dos outros”, destacou o pastoralista do SORPA, prof. José Paulo Santos.
Em toda a programação, com momentos de meditação, oração, cânticos, dinâmicas e roda de diálogo, os estudantes puderam refletir sobre perdão, amor e amizade, além de exercitar a fé, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. No domingo (20), os alunos retornaram ao Colégio Antônio Vieira e participaram, ao lado dos pais, de uma Celebração Eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, encerrando o projeto em clima de união, fé e fraternidade, assim como o que viveram em todo o fim de semana.
Confira abaixo a carta da aluna Lara Dias, da 8ª série EF, que participou do evento e, através das palavras, demonstrou toda sua gratidão aos amigos e funcionários do Vieira:
Nesses últimos três dias, eu participei de algo muito especial. Acho que a coisa mais especial que eu já participei. Quando topei ir para o lanterna eu não entendia a igreja, os seus ensinamentos, não sabia qual era a minha religião. Eu não consiga ver e nem entender o que Deus representava na vida das pessoas. Mas o lanterna mudou completamente a minha forma de ver as coisas. Eu aprendi muito e senti coisas que só quem enxergou a importância do evento é capaz de sentir.
Conheci pessoas como Malu e Paulão, que me marcaram muito, e que eu quero levar para toda a minha vida.
No lanterna eu aprendi a ouvir, a respeitar o outro como ser humano. Aprendi que mostrar o que você sente não tem nada de errado, que amar é o sentimento mais puro e bonito que alguém pode sentir e que nunca é tarde para tentar de novo e recomeçar.
Aprendi também que nós não estamos sozinhos e que se você tiver fé, sempre há uma saída. E finalmente eu vi que o Deus de quem eles tanto falavam era a junção de tudo que eu aprendi e senti. Era o amor, os sentimentos, a solidariedade, o respeito, o estar junto, a amizade, o recomeço e a certeza de que não estamos sozinhos.
Depois dos depoimentos, eu vi que todos aqueles que falaram estavam dividindo conosco o que era fazer parte de algo tão especial. Foi lindo ver como aquilo emocionava todos eles. Depois de chorar muito, eu me senti parte daquilo também.
E o mais especial era o que eles queriam mostrar para nós. Não mediram esforços para nos fazer sentir o mesmo que os juntava.Cada um dos “pilhas”, coordenadores, professores e funcionários abriram seus corações para que nós, lanterneiros, pudéssemos sentir o que eles sentiam e o que o lanterna proporcionava para eles.
Não tenho palavras para agradecer a todos vocês por terem me recebido de peito aberto e por fazerem parte desse momento tão importante na minha vida.
Muito obrigada por me ensinarem tanto e por me tornarem parte dessa luz tão especial.
Beijos,
Lara Dias
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica