Projeto São João, com estudantes do 3º ano EF, marca abertura das tradições juninas no Vieira
Culminância de atividades interdisciplinares contou com a presença das famílias dos alunos da série

Do plantio do milho pelas crianças em março, no Dia de São José (19 de março) como manda a tradição, até o ponto alto dos festejos regionais, no Dia de São João, na próxima segunda (24). As múltiplas aprendizagens do projeto interdisciplinar “São João: retrato de um povo” são agora conferidas, dia a dia, pelas famílias dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. Nos dias 10 e 11 deste mês, pais, mães, avós, entre outros responsáveis, puderam, inclusive, participar de oficinas lúdicas que remeteram aos estudos desenvolvidos ao longo do semestre letivo. As famílias dos estudantes foram as convidadas especiais da culminância do projeto, que também marcou o início dos festejos juninos no Vieira: no dia 15, foi realizado também o Arraiá do Vieirinha e, nesta terça (18), será a vez dos forró dos alunos do Vieirão.
No caso do 3º ano EF, “o Projeto São João: retrato de um povo, objetivou proporcionar experiências significativas acerca da diversidade cultural típica do Nordeste, englobando as festas populares, tradições, costumes, linguagem, culinária, brinquedos e brincadeiras, oferecendo um vasto repertório em relação à identidade cultural, ao mesmo tempo em que promove o respeito à diversidade, como parte da conexão entre os saberes dos diversos componentes curriculares “, como explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura.

OFICINAS E JOGOS JUNINOS
Assim, também ao longo do semestre letivo, foram planejadas oficinas ludopedagógicas para aprofundar ainda mais as aprendizagens das crianças sobre o tema. As atividades envolveram a confecção de enfeites juninos em parceria com a equipe da Biblioteca do Vieirinha; a culinária do cuscuz; a interação com instrumentos da música regional; e também uma roda de conversa com a professora Sálua Chequer, coordenadora de projetos culturais do Vieira e especialista em cultura regional e da infância.

Na finalização do projeto, as atividades envolvendo alunos e famílias foram iniciadas com um momento de oração, inspirado nos Santos Juninos, com as famílias sendo convocadas em procissão ao início das atividades. Os professores de Música realizaram uma oficina com ritmos inspirados nos festejos juninos. Em seguida, os professores de Educação Física iniciaram a Oficina de Dança, convocando a todos para a tradicional quadrilha.

APRENDIZAGENS E MEMÓRIAS AFETIVAS
As famílias também puderam conferir e participar de jogos juninos, construídos nas aulas de Língua Inglesa; e, ainda, a exposição de Arte e os trabalhos da Oficina de Azulejo Junino. A Robótica Educacional (RobotiCAV) proporcionou a construção de uma luminária em forma de balão. “Além de mostrar o percurso das crianças em relação ao estudo, oportunizou a integração de crianças e famílias em momentos diferentes de interação, favorecendo a construção de memórias afetivas”, ressaltou a Profa. Carla.


Para a psicóloga Letícia Marques, mãe do aluno Arthur, os momentos de participação das famílias na culminância de projetos pedagógicos na escola “são imprescindíveis, preciosidades mesmo, porque se compartilha conhecimento e cultura e isso não tem preço”, como frisou. “Sobre o Projeto São João em especial, além deles aprenderem sobre a história, sobre as tradições, sobre a cultura local, é também um grande momento de confraternização”, concluiu.
Em nossa galeria, você confere mais momentos do ‘Projeto São João: retrato de um povo’, cuja finalização contou até com sanfoneiro de verdade!
Veja!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa