Projetos do 1º e 2º anos EF do Vieira estimulam a leitura e a escrita
A culminância do “Clube das Listas” e do “Vamos brincar de poesia” contou com uma grande interação das famílias.
Oferecer propostas lúdicas torna o aprendizado prazeroso, principalmente quando esse processo ocorre com a interação entre família e escola. Dois exemplos de iniciativas que se encaixam nessa proposta são o “Clube das Listas” e o “Vamos brincar de poesia”, projetos realizados respectivamente pelo 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do Vieira. Todas as etapas mobilizaram as turmas, ao longo da primeira unidade, em torno do estímulo ao hábito de ler e escrever, tendo as culminâncias nos meses de abril e maio.
A edição de 2018do “Clube das Listas” marcou de maneira especial a primeira unidade para as turmas do 1º ano EF. “Trabalhamos olivro‘Listas Fabulosas’, de Eva Furnari. A obra traz uma narrativa muito interessante e com esse jeito descontraído dela abordar o processo de leitura, os estudantes se interessam muito em ler”, conta a coordenadora pedagógica do 1º e do 2º anos EF, prof.ª Alice Machado. Os pais participaram da culminância, realizada nos dias 24 e 25 de abril. “Gostei muito desse projeto. Foi algo que instigou no meu filho o desejo de fazer listas sobre várias temáticas, o que estimulou a criatividade dele”, destacou a mãe vieirense, Luciana Fabris.
Já o projeto “Vamos brincar de poesia” mobilizou as turmas do 2º ano EF tendo como base o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do escritor André Neves. “Elegemos poesias que fossem mais simples nas suas narrativas e que trouxessem elementos do contexto infantil. A partir disso, tivemos também um estimulador muito grande para as crianças nesse processo de pesquisar e ler poesias, que foi a criação do ‘sussurador’ na aula de artes, o que possibilitou que eles declamassem versos para os colegas. A poesia possibilita brincar com as palavras”, complementa a prof.ª Alice Machado.
As apresentações da culminância do “Vamos brincar de poesia” ocorreram entre os dias 15 e 17 de maio. Os estudantes declamaram poemas, cantaram e participaram de uma encenação feita com a participação de pastoralistas do SORPA. Segundo Virgílio Resch, pai da aluna Júlia Dourado, a participação dela nessas iniciativas fomentadas pelo Vieira tem sido fundamental para o seu desenvolvimento. “Minha filha entrou no Colégio ano passado e gostei bastante, pois ao comparar a evolução dela, percebo o quanto ela está mais desinibida. Depois da apresentação, ela voltou para casa lendo e brincando de poesias”, finaliza ele.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS DOS PROJETOS
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica