Menu
Logo do site
Logo do site
01.06.18

Projetos do 1º e 2º anos EF do Vieira estimulam a leitura e a escrita

A culminância do “Clube das Listas” e do “Vamos brincar de poesia” contou com uma grande interação das famílias.

Projetos do 1º e 2º anos EF do Vieira estimulam a leitura e a escrita

Oferecer propostas lúdicas torna o aprendizado prazeroso, principalmente quando esse processo ocorre com a interação entre família e escola. Dois exemplos de iniciativas que se encaixam nessa proposta são o “Clube das Listas” e o “Vamos brincar de poesia”, projetos realizados respectivamente pelo 1º e 2º anos do Ensino Fundamental do Vieira. Todas as etapas mobilizaram as turmas, ao longo da primeira unidade, em torno do estímulo ao hábito de ler e escrever, tendo as culminâncias nos meses de abril e maio.

A edição de 2018do “Clube das Listas” marcou de maneira especial a primeira unidade para as turmas do 1º ano EF. “Trabalhamos olivro‘Listas Fabulosas’, de Eva Furnari. A obra traz uma narrativa muito interessante e com esse jeito descontraído dela abordar o processo de leitura, os estudantes se interessam muito em ler”, conta a coordenadora pedagógica do 1º e do 2º anos EF, prof.ª Alice Machado. Os pais participaram da culminância, realizada nos dias 24 e 25 de abril. “Gostei muito desse projeto. Foi algo que instigou no meu filho o desejo de fazer listas sobre várias temáticas, o que estimulou a criatividade dele”, destacou a mãe vieirense, Luciana Fabris.

Já o projeto “Vamos brincar de poesia” mobilizou as turmas do 2º ano EF tendo como base o livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do escritor André Neves. “Elegemos poesias que fossem mais simples nas suas narrativas e que trouxessem elementos do contexto infantil. A partir disso, tivemos também um estimulador muito grande para as crianças nesse processo de pesquisar e ler poesias, que foi a criação do ‘sussurador’ na aula de artes, o que possibilitou que eles declamassem versos para os colegas. A poesia possibilita brincar com as palavras”, complementa a prof.ª Alice Machado.

As apresentações da culminância do “Vamos brincar de poesia” ocorreram entre os dias 15 e 17 de maio. Os estudantes declamaram poemas, cantaram e participaram de uma encenação feita com a participação de pastoralistas do SORPA. Segundo Virgílio Resch, pai da aluna Júlia Dourado, a participação dela nessas iniciativas fomentadas pelo Vieira tem sido fundamental para o seu desenvolvimento. “Minha filha entrou no Colégio ano passado e gostei bastante, pois ao comparar a evolução dela, percebo o quanto ela está mais desinibida. Depois da apresentação, ela voltou para casa lendo e brincando de poesias”, finaliza ele.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS DOS PROJETOS

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo