Projetos interdisciplinares evidenciam ações do Vieira para educação étnico-racial de crianças
Neste mês de novembro, famílias dos alunos puderam conferir aprendizagens com apresentações e mostra de produções
Contribuir na formação de crianças que desde cedo valorizem a cultura africana, compreendendo-a como parte de sua identidade cultural. Este é um dos objetivos de alguns dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pelo Colégio Antônio Vieira, como parte das ações para uma educação étnico-racial. Os projetos “África – Eu sou porque nós somos”, para os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF); e, “Raízes Africanas: suas histórias, suas belezas”, para os alunos do 3º ano EF, são exemplos nesse sentido, promovendo aprendizagens sobre o tema, sempre com muita ludicidade.
Neste mês de novembro, as crianças das duas séries puderam mostrar às famílias o que aprenderam, usando a linguagem da arte. Primeiro, elas encantaram a todos com apresentações musicais no Auditório Mabel Velloso, seguidas de uma exposição no Pátio Aquarela de telas e outras produções desenvolvidas durante as aulas. No 1º aninho, as aprendizagens também foram fincadas nos ensinamentos cristãos, inclusive com as crianças reproduzindo a cena do nascimento de Jesus. No 3º ano EF, as famílias puderam conferir as aprendizagens também no Espaço Criançando, participando de oficinas de bonecas abayomi, construção da árvore das virtudes e de penteados, articulando com o livro de literatura “Com qual penteado eu vou”, de Kiusam de Oliveira.
OFICINA DE BRINQUEDOS
Pouco antes do dia das apresentações, também como parte do projeto “Raízes Africanas: suas histórias, suas belezas”, as crianças do 3º ano EF tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de brinquedos. A aula especial foi ministrada pelo artista Waldemir Ornellas, que é também colaborador do Vieira.
“O momento teve por objetivo apresentar jogos que dialoguem com a representatividade, com ludicidade, contando com a participação das professoras regentes e os professores de Educação Física, como parte de toda uma proposta pedagógica de valorização da cultura negra e reconhecimento de suas contribuições para a nossa identidade cultural”, explicou a coordenadora pedagógica da série, professora Carla Moura. “A empolgação, o interesse, das crianças é um estímulo também para a gente”, destacou o artista.
LANCHE AFRICANO
Já os alunos do 1º ano EF tiveram, entre as atividades do projeto “África: eu sou porque nós somos”, um momento de confraternização especial, com lanche temático: iguarias diversas que se originaram do continente africano. Muitos descobriram que boa parte dos pratos típicos da culinária baiana teve origem na África, ganhando aqui novos elementos, a exemplo do bolinho de acarajé e a pamonha.
BIBLIOTECA
Além das aulas e projetos interdisciplinares, as bibliotecas do Vieira unem-se às ações da equipe pedagógica voltadas para a educação étnico-racial, evidenciando o combate ao racismo e, também, a riqueza e a beleza da cultura afro. Com vasta literatura temática e projetos como “A Hora do Conto” que também contribuem para o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes, a unidade do Vieirinha é uma referência nesse sentido, contando ainda com um amplo painel que homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil.
Confira agora mais fotos da culminância dos projetos e da oficina do artista Waldemir!
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