27.06.24

RJE participa do II Seminário Jesedu-Jogja 2024, em Yogyakarta, na Indonésia

Rede Jesuíta de Educação se fez presente, representando o Vieira e as outras 16 unidades educativas da Rede no Brasil

RJE participa do II Seminário Jesedu-Jogja 2024, em Yogyakarta, na Indonésia

Termina nesta sexta-feira (28), na Indonésia, o II Seminário Jesedu-Jogja, reunindo representantes de 37 países. O De Britto College, em Yogyakarta, sedia o evento, que foi iniciado na última segunda-feira (24). A Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira, está representada pelo seu diretor, o professor Fernando Guidini, e pelo diretor-geral do Colégio São Luís, de São Paulo (SP), Pe. Édison de Lima, SJ. O evento começou com uma oração e uma recepção calorosa por parte da equipe de coordenação. O Pe. Baskoro Pudjinugroho, SJ, delegado para a Educação da Província da Indonésia, expressou o seu entusiasmo e alegria pelo evento, recordando o processo de organização interrompido devido à pandemia e expressando gratidão por finalmente poder realizar-se. Ele convidou todos a se entusiasmarem e responderem ao chamado de Deus.

Durante o evento, os participantes ouviram atentamente uma mensagem em vídeo do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, que reafirmou o potencial apostólico das escolas jesuítas e destacou o objetivo do seminário de fornecer diretrizes para a educação para a fé em contextos multiculturais e inter-religiosos. Ele também enfatizou a importância de equilibrar raízes comuns e diversidade, afirmando que “precisamos que as escolas sejam lugares para promover o encontro com os outros e com Deus”.

Após o discurso do Padre Geral, o Pe. José Mesa, SJ, secretário para a Educação Secundária e Pré-Secundária da Companhia de Jesus, discutiu os desafios de manter a identidade católica, ao mesmo tempo em que é inclusiva, promovendo a justiça e a reconciliação. Ele destacou a importância das escolas jesuítas honrarem sua herança espiritual e servirem tanto à Companhia de Jesus quanto à Igreja. O Pe. Mesa também enfatizou a necessidade de as escolas educarem para a fé no século 21, em diálogo com outras religiões e em resposta aos desafios atuais.

DISCERNIMENTO

O Pe. Jimmy Bartolo, SJ, moderador do primeiro dia, sublinhou que o Jesedu não é apenas um encontro, mas um processo de discernimento, exortando os participantes a ouvirem a Deus e uns aos outros. Ele apresentou o Dr. Damian Zynda, diretor de Missão e Ministério da McQuaid Jesuit High School, em Rochester, Nova York, que fez um discurso de abertura sobre Compartilhando Deus através da Espiritualidade Inaciana. Dr. Zynda destacou o poder transformador da Espiritualidade Inaciana e dos Exercícios Espirituais na educação, defendendo uma abordagem holística que promova um encontro transformador da vida com Deus. Ele abordou o papel dos formadores inacianos como ministros de consolação, esperança e reconciliação. Para ele, em um mundo marcado pelo individualismo, pela indiferença e pela secularização, a educação deve ir além de meros objetivos econômicos e materiais e conduzir os indivíduos à plenitude da vida.

Durante a palestra, o palestrante e os participantes discutiram sobre a integração de programas de formação inaciana e a importância da fé em ambientes educacionais. Eles enfatizaram a necessidade de que a fé seja uma parte essencial da cultura escolar e não apenas uma obrigação ou prioridade secundária. Ecoando o tema do dia, duas experiências também foram compartilhadas. Em primeiro lugar, o Pe. Álvaro Lobo apresentou a evolução da transmissão da fé nas escolas espanholas, passando da fé obrigatória para a fé como possibilidade e, em última análise, como necessidade humana. A segunda experiência foi um vídeo que mostrou ex-alunos de escolas de todo o mundo compartilhando suas experiências com educação religiosa e formação religiosa e como a educação e a identidade jesuíticas influenciaram suas vidas.

Logo após, houve um espaço para reflexão pessoal e conversa inaciana. O Pe. Bartolo conduziu uma discussão sobre a integração de Jesus e dos Exercícios Espirituais na educação onde o catolicismo ou mesmo o cristianismo não é dominante. O dia culminou com uma celebração eucarística, presidida pelo Pe. Daniel Patrick Huang, e com o Pe. Beni Hari Juliawan, Provincial da Província da Indonésia, a proferir a homilia.

Com informações da RJE.