Salvador sedia III ONU Intercolegial. Abertura será transmitida, ao vivo, pelo YouTube
É a primeira vez que a capital baiana sedia o evento, uma simulação de conferência das Nações Unidas com estudantes de diversos colégios da RJE
Jovens estudantes de diversos estados do país participam, a partir desta terça (11) e até a sexta-feira (14), em Salvador, da terceira edição da ONU Intercolegial, uma simulação de conferência das Nações Unidas. O projeto foi adotado no Brasil pela Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), entre as ações de valorização do protagonismo juvenil. É a primeira vez que a capital baiana sedia o evento, cuja abertura oficial está prevista para esta terça (11), às 10h30, na Sala de Arte Sálua Chequer, no Colégio Antônio Vieira (foto), no bairro do Garcia.
O diretor da RJE, professor Fernando Guidini; o secretário executivo da Rede, Pedro Risaffi; e o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, entre outras autoridades, farão os pronunciamentos oficiais de abertura, dando as boas-vindas aos participantes. Haverá transmissão, ao vivo, pelos canais da RJE e do Vieira (Vieira TV), no YouTube. Confira, ao final, a programação completa!
A SIMULAÇÃO
Com um realismo que impressiona, na ONU Intercolegial os jovens, vestidos formalmente, assumem papéis diversos, a exemplo de secretários-gerais e delegados representantes dos países. Em conferência, eles proferem discursos e debatem sobre temas bem reais tratados pelas Nações Unidas, como a dependência mundial do dólar e a expressividade global do Brics (bloco econômico formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros), as tensões geopolíticas entre a Venezuela e a Guiana, além do papel do Conselho de Segurança da ONU visando assegurar a paz, entre outros.
COMITÊS DA ONU
Estarão, assim, representados no evento o G-20 (grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo); a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), além do The United Nations Historical Security Council (UNHSC), que é o Conselho de Segurança Histórica das Nações Unidas, este com debates somente em inglês. Haverá também uma simulação de sessão na Câmara dos Deputados brasileira, que vai debater a crise econômica dos anos 90 e impeachment do presidente Fernando Collor. Com em um grande congresso, os jovens também cuidam da parte logística (staff) e promovem entrevistas coletivas, entre outras ações relativas à imprensa.
A equipe pedagógica que integra a organização da ONU Intercolegial destaca a importância do evento para a construção de repertório sobre questões nacionais e internacionais, além do desenvolvimento de habilidades e competências, como oratória, diplomacia, resolução de conflitos, trabalho em equipe, entre outras. Mais informações podem ser obtidas nos sites da RJE (redejesuitadeeducacao.com.br), do Vieira (colegioantoniovieira.com.br) ou do evento (https://onuintercolegial.com.br/), além do instagram (@onuintercolegial).
PROGRAMAÇÃO
Imagens: Secom/CAV e
Comunicação ONU Intercolegial.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica