16.08.24

Semana do Estudante é comemorada no Vieira com peça ‘Dandara’, brindes, picolés e bombons

Ações integradas ao projeto pedagógico expressam reconhecimento, respeito e afeto aos alunos no colégio

Depois da 3ª série do Ensino Médio abrir a semana no Vieirão com o colorido do Dia da Fantasia do Terceirão, o clima especial de confraternização no Colégio Antônio Vieira seguiu nesta Semana dos Estudantes, pela passagem do Dia do Estudante, que este ano caiu no domingo (11). Para os alunos do Vieirinha, as homenagens foram do jeito que eles bem gostam: além da já tradicional distribuição de picolé, teve teatro, para as turmas do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF). No palco da Sala de Arte Sálua Chequer, a peça ‘Dandara na Terra dos Palmares’, em apresentação exclusiva na quinta (15) e também nesta sexta-feira (16).

Alunos se deliciaram com picolés no Vieirinha

PEÇA

O espetáculo infantojuvenil faz uma homenagem à líder guerreira Dandara dos Palmares. A trama, encenada pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, gira em torno de uma menina que enfrenta o racismo em sua escola e, a partir dessa experiência, se distancia de sua própria origem e nome. A jornada da protagonista reflete a realidade vivida por muitas crianças negras, oferecendo uma perspectiva sensível e profunda sobre a sabedoria e resiliência delas, integrando-se às ações da proposta de uma educação antirracista do colégio.

Os amigos Daniel Castro, Mateus Pinto e Vitor Cruz, do 4º ano do Ensino Fundamental, gostam quando o colégio apresenta filmes e peças aos alunos. “Muito legal no Vieirão e no Vieirinha”, disseram referindo-se também aos espetáculos encenados no Auditório Mabel Velloso, ao longo do ano.

Daniel, Mateus e Vitor pouco antes da apresentação da peça “Dandara na Terra dos Palmares”

DEPOIMENTOS NO VIEIRÃO

No Vieirão, os alunos puderam expressar, em uma série de vídeos, sua relação com o colégio e amigos, valorizando diferencias da formação jesuítica, cuja missão busca formar sujeitos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos. Os alunos do Terceirão também receberam, nesta sexta-feira (16), um brinde em ação da Faculdade Baiana de Direito: bombons também recheados de estímulo e carinho. A instituição ainda inscreveu os estudantes vieirenses para um sorteio de kindle, fone de ouvido sem fio e caixa de som.

Em ação de faculdade, bombons e sorteio de brindes

Confira agora um dos vídeos de depoimentos de alunos vieirenses, em que mostram expectativas e como se sentem enquanto estudantes. A sequência de vídeos você pode conferir no perfil do colégio no Instagram (@vieira_oficial).

Veja mais fotos da semana!

Imagens: Secom/CAV