Seminário de Ensino Religioso debate a construção da cultura da paz
6ª edição do evento foi realizada no Vieira, reunindo profissionais e religiosos em diversas discussões
O Colégio Antônio Vieira, em parceria com a Arquidiocese de São Salvador, promoveu nos dias 06 e 07 de outubro a 6ª edição do Seminário de Ensino Religioso. Realizado na Sala de Arte Sálua Chequer, o evento trouxe, através palestras e mesas redondas, discussões importantes sobre como a temática pode contribuir para uma cultura da paz e como viabilizar essa discussão em salas de aula com os alunos.
O bispo auxiliar da Arquidiocese, Dom Marco Eugênio Garlão Leite, participou do evento ministrando uma palestra com o tema “A Ética da Paz”. “O aspecto ético é algo que o homem nunca pode se esquivar. As pessoas precisam do autoconhecimento para conhecerem o outro e a Deus. Isso marca o modo de ser e todo o projeto de vida. Só a partir do momento que essa ética é bem vivida que teremos uma paz construída solidamente”, destacou ele.
Na quinta-feira (7) o reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima Pe. Eduardo Henriques, sj, mediou uma mesa redonda que discutiu o diálogo inter-religioso. “Os depoimentos foram muito ricos. Vieram de muitas experiências diferentes e contribuíram para ajudar os profissionais de ensino religioso a pensar uma prática acadêmica que favoreça a construção dessa cultura da paz, a partir da diversidade religiosa, sob o signo do respeito”, afirmou.
“Estou muito grato com essa oportunidade. A importância desse tipo de debate é extremamente rica e necessária para um colégio que tem uma religião como base e ao mesmo tempo precisa educar jovens para aceitarem e respeitarem a diversidade e a pluralidade do mundo hoje. Tudo isso fica mais fácil e dinâmico com os diversos exemplos de fé que pudemos conhecer um pouco mais nesse debate”, disse o representante do candomblé na mesa redonda, Marcos Alexandro.
Além de destacar a importância que o respeito e a tolerância têm para a cultura da paz, o seminário também trouxe formas de como desenvolver e praticar a tão desejada paz. “O evento foi de uma riqueza enorme. Primeiramente, por cultivarmos a cultura da paz e por estarmos promovendo-a. Esse tema é extremamente relevante para nós que trabalhamos com o ensino religioso. A paz é o fundamento que nos norteia para vivermos bem com todos”, disse o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), prof. João Ramiro.
“Acredito que esse seminário, antes de tudo, serviu para que reforçássemos a identidade espiritual e humana do colégio. É muito importante que tenhamos sempre essa vontade de sermos mais de Cristo, mais inacianos e, por consequência, sermos mais pelo outro. Precisamos serpreocupados, cuidadosos, humanos e compassivos com aquele que precisa do nosso respeito e amor, para vivermos a paz cada vez mais”, concluiu a diretora acadêmica do Vieira, prof.ª Janeide Medrado.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio