Sétima Mostra de Ginástica Rítmica do Vieira faz apresentação inspirada em Baile do Menino Deus
Evento permitiu às alunas revelar conquistas em técnicas e movimentos da GR

Com figurino e coreografia especiais, as alunas da Ginástica Rítmica do Colégio Antônio Vieira empolgaram o público que lotou o ginásio de esportes na apresentação da 7ª Mostra da GR, nos últimos dias 17 e 18. Este ano, o tema escolhido foi “Baile do Menino Deus”. Inspiradas no auto de Natal nordestino, as nossas ginastas apresentaram-se por grupos, fazendo alusão aos personagens da cultura popular regional, ao mesmo tempo em que revelaram as conquistas em manejo de aparelhos, movimentos e técnicas adquiridas nas aulas de GR neste ano de 2022. E mais do que isso: elas encantaram!
Escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, o auto Baile do Menino Deus, opõe-se à prática dominante no Brasil do imaginário natalino norte-americano e europeu. Em vez de papais-noéis, renas, trenós e muita neve, o musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina em clima caloroso, divertido e afetuoso.
“É uma peça popular inspirada nos Autos de Reisado, encenada todos os anos em Recife, desde 1983, para um imenso público, tendo como contexto uma festa que irá acontecer e vai sendo anunciada de porta em porta por brincantes. Um conto de Natal nordestino que valoriza elementos da cultura popular e enfatiza o Menino Deus, simbolizando o renascimento e a esperança”, ressaltou a professora Alice Palma, do Departamento de Educação Física do Vieira (Defe). Assim como as alunas, ela comemorava a cada apresentação por grupo, demonstrando o sucesso dos treinos.
A professora Alice explica que, com duração média de uma hora, a Mostra de GR conta, por ano, com 100 a 150 ginastas do 1° ano Ensino Fundamental às séries do Ensino Médio, sendo realizada em dois dias. “É uma proposta de integração, ou seja, não existe competição, pelo contrário, os grupos torcem muito pelo sucesso dos outros e vibram a cada troca de aparelho ou colaboração bem sucedida”, disse.
DESENVOLTURA
Na adaptação do espetáculo para a mostra de GR do Vieira, tanto a professora Alice quanto as colegas Mabel Guimarães e Failane Silva, entre outros colaboradores do Defe, contaram com o apoio da coordenadora de Projetos Culturais do colégio, a professora Sálua Chequer, uma especialista em tradições regionais. As famílias gostaram da proposta.
“É o primeiro ano de nossa filha no Vieira. Antes, ela fazia dança, mas, ao entrar no colégio, logo se interessou pela GR. Em pleno primeiro ano de atividades, acho que ela e todas as meninas surpreenderam na interpretação, equilíbrio e desenvoltura”, afirmou a dentista Mônica Cecília Pitta, mãe da aluna Marina.

INCENTIVO
Ex-vieirense e padrinho da aluna Beatriz, o administrador Rafael Mariano trouxe também outros familiares para prestigiar os primeiros passos da afilhada na GR. “Sou ex-aluno e sei bem o quanto os esportes aqui no colégio promovem um bom desenvolvimento para todos os estudantes, e como o Vieira sempre incentiva crianças e jovens nesse sentido por meio de olimpíadas, jogos, gincanas esportivas, o que, sem dúvida, é muito bom”, disse.

Entusiasta da GR, a articuladora pedagógica do Vieirinha, professora Eliana Fonseca, agradeceu a presença das famílias, parabenizando as alunas pela performance. “Nos sentimos renovados em nossa esperança com esta performance da GR inspirada neste belo auto de Natal, mostrando toda a graça, leveza e habilidade das nossas meninas”, disse, reiterando os agradecimentos em nome também das diretoras geral e acadêmica do colégio, professoras Mariângela Risério e Ana Paula Marques, respectivamente.
Que tal conferirmos mais fotos dessa noite tão especial? Clique aqui!
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram