Sorpa promove encontros de espiritualidade com estudantes do 7º ano e do Ensino Médio Noturno
Eventos integram conjunto de ações de formação desenvolvido com todos os alunos durante o ano letivo
O Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Colégio Antônio Vieira (Sorpa) celebra as ações de formação espiritual realizadas durante o ano com estudantes e colaboradores. Agora em novembro, por exemplo, em uma atividade especial em que foi adotado inclusive o recurso da musicoterapia, o Sorpa promoveu um momento especial para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio Noturno, no sentido de também contribuir para o equilíbrio emocional para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos dois últimos finais de semana. No diurno, os pastoralistas do Vieira concluíram, com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental (EF), a programação dos encontros e dias de formação com os estudantes realizada ao longo do ano.
“No caso do EM Noturno, já havíamos feito outras ações de formação dentro da temática humano-espiritual. Nesta última, voltada exclusivamente para os alunos que iram prestar o Enem, o objetivo foi oportunizar um momento de vivência em que eles pudessem, numa linguagem inaciana, “sentir e saborear” as contribuições da Espiritualidade Inaciana para com o equilíbrio emocional deles frente a maratona de estudos”, explica o pastoralista Daniel Oliveira. Ele conduziu os trabalhos juntamente com os também pastoralistas Nubia Calazans e Elio Gomes, SJ. A proposta contou com momento de oração, relaxamento, dinâmica corporal e vivência musicoterapêutica.
7º ANO
Diferentemente do Dia de Formação – normalmente realizado em espaços fora da escola, como o Sítio Loyola, no Litoral Norte, ou a Casa de Retiro São José, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica –, o Encontro de Formação é promovido nos espaços do colégio. “Ainda por conta de algumas restrições devido à pandemia, iniciamos em agosto os encontros das turmas do 7º ano EF, no Espaço Klein, concluindo as atividades agora em novembro”, explicou o pastoralista Rafael Nascimento, que conduziu os trabalhos com a série.
A programação se deu em três etapas: primeiro, promovendo reflexões a partir da Campanha da Fraternidade, cujo tema era “Fala com Sabedoria; Ensina com Amor”; em um segundo momento, os estudantes trabalharam os ensinamentos cristãos para também pensar sobre a importância do uso responsável e respeitosa das redes sociais. “Um assunto bem da realidade deles e foi discutido também na linguagem deles, facilitando as intencionalidades de formação integral”, explicou Rafael.
PARCERIA COM SOE
Na terceira parte dos trabalhos, foram realizadas dinâmicas relacionadas às emoções a partir de um trecho do filme Divertida Mente. “Pedimos aos alunos, que já estão ingressando na adolescência, para expressarem seus sentimentos, como medo, raiva, alegria, entre outros, pensando também em como reagem em cada situação”, contou o pastoralista.
A dinâmica permitiu que os estudantes fizessem partilhas ou se reservassem às suas reflexões e, em ambos os casos, tanto o Sorpa quanto o Serviço de Orientação Educacional (SOE), conduzido na série pela psicopedagoga Jerusa Carvalho, puderam fazer suas análises sobre eventuais situações apontadas que pudessem exigir uma maior atenção individualizada. “Foi uma experiência bem significativa tanto para os estudantes quanto para a escola em sua proposta de formar os alunos não apenas na dimensão cognitiva, mas também socioemocional e espiritual-religiosa, sobretudo, considerando que ainda estamos todos enfrentando os impactos emocionais de um período pandêmico”, concluiu Rafael Nascimento.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica