TRAVA na vitória e faz história! Equipe é a campeã da GIC 2025!
Componentes comemoraram resultado com muita emoção

“Trava na pose de campeã!” Muita vibração no Pátio Centenário neste sábado (29), quando a comissão organizadora anunciou a equipe campeã da edição 2025 da Gincana Interna do Colégio Antônio Vieira (GIC 2025): com diferença de mil pontos, a Trava foi consagrada a grande campeã da edição! Os integrantes comemoraram com sorrisos e até lágrimas de emoção. Muitos até já roucos do tanto que se dedicaram nos três dias do evento. Empenho e foco que marcaram, na verdade, as equipes de modo geral: além Trava, Kebra, Liga, Manha e Naipe.
Veja a classificação!
1º lugar: TRAVA
2º lugar: Liga
3º lugar: Manha
4º lugar: Kebra
5º lugar: Naipe
Também foram premiados os destaques da edição, por áreas de atuação:
RP GIC – Naipe
Tamo Junto- Liga
GIC Bus – Kebra
GICamping – Manha
Fundamental – Letícia (Manha)
Médio – Bianca (Liga)
Líder Destaque – Helena (Liga)
Quadra – Trava
Entrega – Trava
“Que todas as equipes levem para o coração a grandeza dessa gincana que vocês fizeram”, disse o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, pouco antes da divulgação do resultado. Logo na abertura do evento, no dia 27, já enfatizava a importância da gincana para o desenvolvimento dos estudantes e integração de toda a comunidade escolar.
“Um evento que transcende a mera competição e nos dá a oportunidade de criar novos laços verdadeiros de amizade, de aprendizado, de integração, a partir de atividades que promovem o conhecimento de diversas maneiras, com grande importância, portanto, na formação e na vida dos participantes”, declarou o Prof. Sérgio. O diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, ainda ressaltou a premissa do cuidado que pauta o evento, chamando a atenção, inclusive, para o cuidado que os estudantes do Ensino Médio buscaram estabelecer em relação aos menores, do Ensino Fundamental. Os diretores também agradeceram o apoio das famílias, atuando em parceria com as equipes, muitos completamente envolvidos pelo clima da gincana atuando como verdadeiros integrantes.

CELEBRANDO JUNTOS
Foram três dias oficiais de gincana e, pelo menos, duas semanas de tarefas do esquenta da GIC, a chamada Pré-GIC. O evento, na semana do aniversário de Salvador, também trouxe tarefas que enalteceram aspectos culturais, turísticos e artísticos da cidade, entre outros. Mas, a gincana do Vieira permite aprendizagens que avançam da cidade para o mundo, atravessando fronteiras de tempo e espaço. Só mesmo assim para termos em um só lugar, como parte de uma grande celebração, nomes como Carmen Miranda, Elvis Presley, Justin Bieber, Madonna, Taylor Swift e, também, MC Marcinho, com seu funk carioca, juntamente com o baianíssimo “Faraó”, da música do Olodum, imortalizada na voz de Margareth Menezes, ministra da Cultura. Está bom? Não, não mesmo! Sherek e outros personagens também se fizeram presentes!

SUPERAÇÃO
Nas quadras no ginásio, as equipes brilharam, vencendo desafios, testando o equilíbrio emocional e superando barreiras. Mais: capricharam na caracterização de personagens e obtendo os itens mais inusitados em tempo recorde, mobilizando também suas famílias, todos em uma só corrente de união. Então, para além de vencer, fazer parte da GIC será sempre muito especial, com aprendizagens para toda a vida. É o que revelam os estudantes.
“É um aprendizado como um todo, envolvendo tanto a socialização, quanto o fato de se sentir unido, buscando sempre incentivar uns aos outros para que, juntos, a gente alcance o nosso melhor. Então, é muito sobre união mesmo”, afirmou a estudante Beatriz Queiroz (8º ano EF), que integrou a equipe Trava. Para a aluna Marcele Carvalho (da 2ª série do Ensino Médio Noturno), participar da gincana do Vieira “é uma sensação incrível, de muitas aprendizagens até mesmo para aprender a controlar a competividade, descobrindo que nem sempre se trata de apenas ganhar por ganhar, mas de vibrar também torcendo pelo outro, seu colega de equipe”, disse ela que participou da equipe Liga.

NOVOS CONHECIMENTOS
O aluno Vitor Hugo Neiva (1ª série EM), da equipe Manha, também destacou algumas das aprendizagens proporcionadas pelo evento. “Foram muitas experiências muito legais de trabalho em equipe, confraternização, respeito ao próximo, tratar o outro com igualdade e respeito, mesmo naqueles momentos de rivalidade, mas tudo sempre dentro dos limites, além de todos os conhecimentos das tarefas mesmo, ampliando o nosso repertório”. O estudante Fernando Sacramento (do 9º ano EF), que compôs a Naipe, sempre participa da gincana. “É uma atividade muito legal em que todo mundo consegue participar, aprendendo a trabalhar em equipe e a ter, principalmente, resistência psicológica para lidar com vitórias e também com eventuais derrotas nas tarefas”, diz que acredita que vem evoluindo a cada ano na habilidade de trabalhar em equipe.

Já Isabela Queiroz, do 6º ano EF, participou pela primeira vez da GIC, integrando a equipe Kebra, e concluiu: “Foi tudo muito emocionante, principalmente a parte da Dança de Abertura, mas durante toda a gincana, a gente aprende a competir de uma forma legal, sabendo que nem sempre você vai ganhar em todas as tarefas, mas vai sempre se esforçar em cada oportunidade, entendendo que outros também precisam de oportunidade”.
CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA GALERIA DE FOTOS DA GIC 2O25!
Leia também
-
02.04.25
Crianças vivenciam cultura da infância e aprendem sobre identidade regional em projetos do Vieira
Propostas pedagógicas foram lançadas em contação de história e roda de conversa com especialista nos temas
- 01.04.25 Unidades da RJE participam de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte
- 29.03.25 Imagens da Gincana do Vieira ganham versões anime. Veja a galeria completa de fotos da GIC!
-
28.03.25
RJE lança livro do 8º Concurso de Redação e Arte com produções de alunas do Vieira
Lançamento será nesta segunda-feira (31) com transmissão, em tempo real, pela plataforma Teams