27.09.24

União de todos em prol do meio ambiente é grande lição da Semana Verde do Vieira

Atividades promovidas pelo Núcleo Ambiental, como um eco desfile, contaram com parceria da equipe pedagógica e estudantes

O planeta Terra pede socorro e, para preservar a Nossa Casa Comum, é preciso a união de ações individuais e coletivas em prol do meio ambiente. Esta foi a principal lição da Semana Verde, iniciada na segunda-feira (23) e que se encerra nesta sexta (27), em mais uma ação do Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), um dos grupos de protagonismo estudantil do Colégio Antônio Vieira. A atividade, desenvolvida anualmente, conta com a parceria da equipe pedagógica da escola. Foi também a parceria em prol das ações sustentáveis que permitiu ao NAV se unir a outro núcleo estudantil, a Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla), para a realização do Eco Desfile NAVLA, um dos marcos da edição deste ano.

A semana especial ainda contou com uma série de oficinas ecológicas, palestras e discussões sobre questões ambientais muito em pauta atualmente, como as mudanças climáticas e incêndios florestais – inclusive tratadas em inglês, como parte das atividades da educação bilíngue do Vieira. Os verbos reduce (reduzir), reuse (reusar) e recycle (reciclar) dominaram os diálogos dos estudantes, durante as atividades realizadas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nas oficinas, os estudantes aprenderam a usar materiais recicláveis para produzir jogos, lápis sustentáveis, porta-lápis, spinner de tampinha, entre outros.

SEMPRE NA MODA

Saias de jornal e outros tipos de papéis reaproveitados, coletes de placa de ovo, acessórios feitos de lacres de latinha ou rolos de papel higiênico, além de peças confeccionadas a partir de garrafas PET. O Eco Desfile NAVLA, para estudantes do Ensino Médio, foi um verdadeiro show do que deve estar sempre na moda: o reaproveitamento de materiais, evitando a contaminação do meio ambiente.

Além da parceria com diversos setores da escola na realização da Semana Verde, houve também a colaboração dos estudantes do Vieirão para a confecção das peças, doando muitos dos materiais, trabalhados em oficinas realizadas nos intervalos das aulas. “Achei bem legais e criativas as produções mostradas no desfile”, declarou o aluno Alberto Nuno, um dos que assistiram ao evento, na Sala de Arte Sálua Chequer, no dia 24. Veja o vídeo!

CIDADÃOS AMBIENTAIS

“Aqui no Vieira, somos comprometidos em transformar aprendizagens sobre sustentabilidade, biodiversidade, redução de resíduos e mudanças climáticas em ações concretas, como a Semana Verde”, afirmaram as estudantes Ana Clara Monteiro e Lua Lêdo, integrantes do NAV. O núcleo ainda desenvolve uma série de outras ações, como o incentivo ao plantio de mudas, discussões e palestras ao longo do ano.

“É importantíssimo perceber toda uma comunidade envolvida e estimulada em ações socioambientais, proporcionando uma plataforma de discussão da sustentabilidade e conscientização sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente. Portanto, promover ações, como a Semana Verde, é essencial, dentro do nosso propósito de formação de cidadãos ambientais que cumpram seus deveres individuais e coletivos em favor do desenvolvimento sustentável”, concluiu a professora Maria Goretti Souza, articuladora do NAV.

Confira mais fotos da Semana Verde do Vieira!

Fotos: Secom/CAV