Unidades da RJE participam de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte

Estudantes de 13 das 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), além de equipes diretivas e professores, participaram da live de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte da RJE, no final da manhã de segunda-feira, 31 de março. A publicação reúne quase 80 trabalhos de alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em três categorias: desenho, produção textual e fotografia. O tema norteador foi Tradição em inovar: Memória, esperança e experiência em um colégio jesuíta. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos passaram por diversas etapas de seleção, sendo avaliados por mais de 3.500 estudantes e educadores, que escolheram os melhores projetos.

IDENTIDADE JESUÍTA
O diretor da Rede, professor Fernando Guidini, celebrou o sucesso do projeto e destacou a importância da iniciativa para a formação integral dos alunos e o fortalecimento da identidade jesuíta na educação. “Através das produções textuais, fotográficas e artísticas, conseguimos ler um conjunto de sensibilidades e aprendizagens que vocês foram discutindo ao longo dos meses de trabalho”, destacou. Para ele, a iniciativa “discute a dimensão das linguagens e das artes e, pelas aprendizagens possíveis desta área de conhecimento, ajuda a formar pessoas mais sensíveis, abertas e empáticas”.

Ao abordar a relação entre tradição e inovação, Guidini reforçou que a Pedagogia Inaciana “não pode se acomodar” e deve buscar constantemente novos modelos e métodos que respeitem a dignidade e a vocação de cada estudante. Ele citou o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco, que incentiva uma educação comprometida com a fraternidade e a promoção da vida. “A tradição jesuítica, que é viva e atenta aos sinais dos tempos, inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea”, acrescentou.
ALUNAS DO VIEIRA
Quatro alunas do Colégio Antônio Vieira tiveram suas produções selecionadas para o livro da oitava edição do Concurso de Redação e Arte, da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Hoje no 8º ano EF, as alunas Elis Crusoé e Lis Gantois Rosado foram destaque com os desenhos intitulados “Ondas de Experiência” e “A Árvore da Vida Escolar”. Já Fernanda Gama e Roberta Lucas, ambas agora na 1ª série do Ensino Médio, tiveram suas fotografias eleitas entre as melhores: a de Nanda, com título “Águas passam, águas se renovam”; e a de Beta, “A Transição das gerações dentro do Vieira”.

NOVIDADES PARA 2025
A próxima edição do Concurso de Redação e Arte será mediada pelo Colégio Loyola, de Belo Horizonte (MG). Presente na live, o diretor acadêmico, professor Carlos Freitas, explicou que o tema será o da Campanha da Fraternidade deste ano, Fraternidade e Ecologia Integral, e comentou algumas das novidades. Para 2025, os estudantes do 7º ano poderão criar um desenho tradicional ou digital; os do 8º ano desenvolverão um ciberpoema, que combina poesia e recursos tecnológicos; e os do 9º ano produzirão um vídeo curto no formato vlog de opinião.
O Concurso de Redação e Arte, criado em 2016, foi um chamado para o trabalho em rede e para a valorização das habilidades e talentos dos estudantes. Por meio de cada temática, o estudante é convidado à criticidade e à reflexão, expressando artisticamente o seu ponto de vista frente a diferentes questões.
Com informações da RJE.
Fotos: RJE e Secom/CAV.
Leia também
-
02.04.25
Crianças vivenciam cultura da infância e aprendem sobre identidade regional em projetos do Vieira
Propostas pedagógicas foram lançadas em contação de história e roda de conversa com especialista nos temas
-
29.03.25
TRAVA na vitória e faz história! Equipe é a campeã da GIC 2025!
Componentes comemoraram resultado com muita emoção
- 29.03.25 Imagens da Gincana do Vieira ganham versões anime. Veja a galeria completa de fotos da GIC!
-
28.03.25
RJE lança livro do 8º Concurso de Redação e Arte com produções de alunas do Vieira
Lançamento será nesta segunda-feira (31) com transmissão, em tempo real, pela plataforma Teams