Menu
Logo do site
Logo do site
29.04.20

Videoaulas e aulas ao vivo reúnem atividades físicas para alunos de todas as idades

Videoaulas e aulas ao vivo reúnem atividades físicas para alunos de todas as idades

Em tempos de isolamento social, os exercícios físicos tornam-se ainda mais importantes para a saúde do corpo e da mente. É o que alertam os professores de Educação Física do Colégio Antônio Vieira. Mesmo na quarentena, eles seguem uma rotina de treinos para as crianças e jovens da escola, e que agora é seguida por meio de videoaulas e aulas on-line.

As atividades podem ser feitas na sala ou no quintal, mas continuam mantendo o planejamento e objetivos previstos pelos educadores. O desenvolvimento da motricidade nas diversas fases do crescimento e o incentivo à prática de esportes estão entre eles, conforme frisa a equipe do Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) do Vieira.

Exercícios aeróbicos

Sem o baleado, futebol e pega-pega, entre outras atividades feitas com a turma na escola, como as crianças irão gastar tanta energia? Fica difícil reproduzir essas brincadeiras em um espaço reduzido. O professor Cláudio Roberto, entretanto, teve uma ideia que serve para toda a família: os exercícios aeróbicos. É só arrastar o sofá da sala e pronto, todos podem praticar!

Como o professor explica, os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Eles são ótimos para se manter ativo em tempos de quarentena, pois auxiliam na diminuição da tensão e promovem o relaxamento.

Enquanto os alunos aprendem a se exercitar em casa, o professor Cláudio Roberto aprende, agora ainda mais, a desenvolver atividades no mundo on-line: “É desafiador, mas também muito interessante. Todos nós estamos estudando algo novo, eu mesmo tenho pesquisado e aprendido muito sobre tecnologia para elaborar aulas interessantes”, explica.

Professor Cláudio Roberto ensina exercícios aeróbicos que podem ser
praticados em espaços reduzidos

Construindo brinquedos

Quem é aluno do professor Sócrates Correia sabe que ele sempre tem uma brincadeira nova para apresentar; e, nessa fase de distanciamento social, não poderia ser diferente. O futebol de tampinha vem para matar a saudade do “baba” tão presente nos intervalos do Vieira, e pode ser jogado com o seu companheiro de quarentena.

O professor, que diz “estar se adaptando a vida de youtuber”, explica que as aulas de Educação Física não são voltadas apenas para o condicionamento físico. “Trabalhamos muitas outras vertentes, como as relações interpessoais e as coordenações motoras fina e ampla. Por isso, estamos fazendo diferentes atividades que buscam englobar esses objetivos”. E o conselho do mestre é: “Quanto mais gente participar da brincadeira, melhor!” A ideia é que a família se envolva, e o momento sirva para a diversão.

Com tampinhas de plástico, professor Sócrates ensina a fazer uma partida de futebol

Alongamento e postura

Nesse momento de hiperconexão, os computadores e celulares fazem parte de quase toda a nossa rotina. Assistir aulas, estudar, falar com os amigos: tudo envolve as tecnologias. Mas ficar tanto tempo sentado e vidrado nas telas geram consequências negativas. “Você tem sentido dor nas costas?”, questiona o professor Maurício Cairo. É mais um indicativo da importância de inserir os alongamentos no nosso dia a dia, como explica. “Se alongar é fácil, rápido e traz uma porção de benefícios para o nosso corpo, como relaxamento e melhora de postura”, diz.

Ensinar exercícios via internet é uma novidade para o professor, que diz “estar explorando um mundo cheio de novidades”. Para ele, aprender mais sobre tecnologia também é uma forma de se aproximar dos alunos, que já crescem dominando essas ferramentas. O professor Maurício, entretanto, revela: “Não vejo a hora de voltar com as aulas presenciais, sinto falta do calor humano”.

Ah, professor, todos nós sentimos!

Videoaula do professor Maurício Cairo com dicas de alongamentos

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo