Menu
Logo do site
Logo do site
19.03.25

VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral

Espaço, que faz parte das memórias afetivas de gerações de vieirenses, foi totalmente reformado

VIEIRA 2025+: Novo Sítio Loyola é inaugurado com requalificação de ambientes para formação integral

Um lugar que se traduz em pura memória afetiva. Este é o Sítio Loyola, espaço de formação para estudantes do Colégio Antônio Vieira, na Estrada do Coco, que vai muito além de um ambiente de eventos e lazer: integra-se a arrojada proposta pedagógica do braço educacional da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Santo Inácio de Loyola e da qual faz parte o Vieira. Com as intervenções, o sítio ganhou novos ambientes, a partir de um projeto focado em qualificação, sustentabilidade, acessibilidade e conforto.

As obras de requalificação foram inauguradas na última terça-feira (18), com placa descerrada pelos estudantes Miguel Guimarães Lima e Mel Jesus Conceição, ambos do 6º ano do Ensino Fundamental. A turma deles inaugurou também a programação 2025 do Dia de Formação e Dia de Experiência, ações desenvolvidas ao longo do ano pela equipe de Formação Cristã do Vieira. A solenidade contou com a presença do Conselho Diretivo do Vieira, entre outros integrantes da equipe pedagógica e do setor administrativo do colégio.

“O Sítio Loyola conta agora com novas instalações, incluindo um salão para eventos e atividades, além de uma capela, entre outros ambientes amplos, iluminados e climatizados, configurando-se em um local acolhedor e funcional. Houve também uma readequação da área de lazer com piscina, quiosque e também vestiários, totalmente reformados, assegurando que todos os espaços do sítio possam ser bem aproveitados e confortáveis”, como explicou a engenheira Luciana Paz. O local ainda ganhou estacionamento e calçamento do acesso. Veja!  

CONSTRUINDO MEMÓRIAS AFETIVAS

“Achei tudo muito bonito, com muita natureza e bem confortável. Muito legal poder estar aqui com meus amigos da escola”, declarou a estudante Ana Carolina Carvalho, também integrante da turma que inaugurou as obras do Sítio Loyola. Na oportunidade, o professor Sérgio Silveira, diretor-geral do Vieira, falou um pouco para os alunos sobre o significado do espaço para diversas gerações de vieirenses. “Muitos de vocês são filhos de ex-alunos e saberão que os ex-alunos do Vieira também têm muito carinho por esse sítio, guardam muitas recordações, muitas lembranças boas. Agora vocês também vão construir essas memórias afetivas, para guardar no coração e na vida, a partir de tudo o que vocês viverão por aqui, não só hoje, mas no decorrer dos próximos anos”, disse, enfatizando  também os propósitos de integração e múltiplas aprendizagens.

“Esse espaço foi pensado como um espaço de aprendizagem, de convivência, de contato com a natureza e de contato com o outro, para que possamos lembrar que a gente aprende sempre nessas trocas, nessas relações que a gente faz e mantém uns com os outros. Inaugurar esse espaço hoje é inaugurar também um novo tempo da nossa escola, uma escola que, cada vez mais, vem refletindo a importância de melhorar e requalificar os seus ambientes para proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem para todos nós”, enfatizou o diretor-geral. 

VIEIRA 2025+

As obras de requalificação do Sítio Loyola fazem parte das ações previstas pelo programa Vieira 2025+, como ressaltou o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza. “É mais uma requalificação de espaços diversos do Vieira que visam o projeto de aprendizagem. Um local onde os nossos alunos irão fazer as suas atividades fora do colégio, com a nossa equipe de educadores sempre pensando na melhor aprendizagem dos alunos, em locais apropriados para as novas gerações. Portanto, não se trata apenas da obra pela obra, mas de uma requalificação com uma intencionalidade para responder às demandas do nosso tempo presente”.

CAPELA NOSSA SENHORA DA ESTRADA

Uma das novidades do Sítio Loyola é a Capela Nossa Senhora da Estrada. O sítio fica bem na Estrada do Coco, mas a origem do nome da capela remete a um templo de oração em Roma, na Itália. “Nossa Senhora da Estrada era uma grande devoção de Santo Inácio e dos primeiros jesuítas. Na entrada de Roma, havia uma capela com um quadro de Nossa Senhora. Quando os viajantes e também os companheiros de Santo Inácio saiam da cidade, ou quando voltavam, eles passavam ali na Capela de Nossa Senhora da Estrada, em Roma, e pediam sua intercessão para a viagem. No sítio, buscamos também preservar essa devoção dos jesuítas, batizando a capela com este nome”, contou. Também presente à inauguração do Novo Sítio Loyola, o coordenador da Formação Cristã do Vieira, professor João Ramiro, informou que a capela do local também ganhará um quadro com a imagem da santa, de grande significado para Loyola e toda a Companhia de Jesus. 

Veja mais fotos!

Imagens: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo