Vieira celebra 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier
Colégio une-se à programação especial que conta com Eucaristia presidida pelo Papa Francisco em Roma
A Igreja Católica e, especialmente, a Companhia de Jesus celebram, neste sábado (12), os 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem Religiosa, e de São Francisco Xavier, também jesuíta e padroeiro da cidade do Salvador. Uma eucaristia presidida pelo Papa Francisco, direto de Roma, será o ponto alto das celebrações, que incluem outros momentos no Brasil e no mundo.
Única instituição jesuíta de Ensino Básico na Bahia, o Colégio Antônio Vieira promove uma programação especial para a data, com missa festiva, às 18h, e noite de autógrafos de livros inacianos, escritos pelo jesuíta Irmão Epifânio, SJ. A missa especial, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, também marca as comemorações pelos 111 anos de fundação do Vieira. A cerimônia será presidida pelo Superior Geral do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia, Padre Alexandre Souza, SJ.
A sessão de autógrafos dos livros inacianos se dará logo após a celebração festiva no Santuário. “São três livros sobre os três primeiros santos da Companhia: São Pedro Fabro, Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier”, explica o autor Irmão Epifânio, SJ, em vídeo, divulgado nas redes sociais do Vieira em que ele convida toda a comunidade educativa a participar do evento. O momento também contará com a participação do quarteto instrumental formado pelos músicos Gel Barbosa (sanfona), Ricardo Marques (bandolim), Mario Soares (violino) e Cláudio Badega (percussão).
PROVÍNCIA
Já a Província dos Jesuítas do Brasil realizará no dia 13 de março, às 9h, a missa em ação de graças pelos 400 anos de canonização de Santo Inácio de Loyola e São Francisco Xavier. A celebração será presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da RJE: YouTube (https://bit.ly/3JNyekq) e Facebook (https://bit.ly/3I9NIiA).
SANTO INÁCIO E SÃO FRANCISCO XAVIER
O fundador da Companhia de Jesus nasceu no Castelo de Loyola, na região basca ao norte da Espanha em 1491. Filho de família cristã da nobreza rural, o caçula de 13 irmãos e irmãs foi batizado como Iñigo. Mais tarde, entretanto, mudaria seu nome, passando a assinar Inácio. Após ter sido atingido por uma bala de canhão na Guerra de Pamplona (Espanha), Inácio passou por um processo de conversão, dedicando-se a seguir os ensinamentos de Jesus.
Já Francisco nasceu perto de Pamplona (Espanha) em 1506. Era de família que tinha sido rica, mas perdeu tudo por causa das guerras. Foi estudar na Universidade de Paris e lá conheceu Inácio de Loyola, com quem formou uma grande amizade. Foi um dos sete primeiros religiosos com os quais Inácio fundou a Companhia de Jesus. Passou a ser reconhecido como padroeiro da capital baiana, por conta da sua intervenção, ao ser invocado pelos jesuítas para conter as devastadoras epidemias, ocorridas nos séculos 17 e 19.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica