11.07.24

Vieira dá início às celebrações do Mês Inaciano

Momento de oração com estudantes abriu a programação​ que ainda prevê tríduo e missa festiva em homenagem à Santo Inácio de Loyola

Vieira dá início às celebrações do Mês Inaciano

Julho é o Mês de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual faz parte o Colégio Antônio Vieira. Por isso, é um período sempre muito especial para a comunidade escolar. A volta às aulas esta semana, após recesso junino, foi marcada por um momento celebrativo para os estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental (EF), no Pátio Aquarela. O evento no dia 8, organizado pela equipe de pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), abriu, oficialmente, a programação especial de homenagens a Santo Inácio no colégio.

TRÍDUO E MISSA FESTIVA

Toda a comunidade escolar e devotos de Santo Inácio de Loyola podem participar do tríduo celebrativo nos dias 28, 29 e 30 de julho, dias que antecedem a Missa Festiva, no dia 31, Dia de Santo Inácio de Loyola. Tanto o tríduo quanto a missa serão às 18h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, que fica no estacionamento do Vieirão, unidade do colégio destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema definido pela Companhia de Jesus este ano é: “Para onde o Espírito Santo está nos conduzindo”.

PAUSA INACIANA

Momentos de Pausa Inaciana também vão marcar o mês de celebrações no colégio. A história de conversão do santo ganha espaço ainda nas aulas de Ensino Religioso, dentro do contexto de aprendizagens sobre humanismo cristão.

Para os colaboradores, serão realizados encontros de formação e oração na Capela Santo Inácio, no Vieirão. Os eventos estão previstos para os dias 17 e 18 em diversos horários, para permitir a participação de todos, de acordo com os setores de atuação. “Vamos juntos celebrar a memória desta conversão pessoal, que se tornou dom para toda a Igreja, para assim crescermos na espiritualidade do Peregrino de Loyola”, destaca a equipe do Sorpa.

ITINERÁRIO INACIANO

Também no dia 18, os colaboradores vieirenses poderão participar do segundo momento da formação “Itinerário Inaciano: Experiências Práticas de Espiritualidade”. O primeiro evento, realizado em maio, teve como foco os Exercícios Espirituais ensinados por Santo Inácio. Agora, o tema será o discernimento inaciano, com palestra em dois horários para permitir o revezamento dos participantes.

Viva a Santo Inácio!

Confira agora mais fotos da abertura da programação celebrativa!

Fotos: Secom/CAV