18.07.24

Vieira é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Com medalhas de ouro, prata e bronze, 17 estudantes do Colégio Antônio Vieira foram premiados pela edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Eles e mais outros seis estudantes do Vieira ainda foram convidados pela organização da competição para participar das seletivas para a escolha das equipes que vão representar o Brasil em duas olimpíadas internacionais do gênero: a XVIII International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA) e a XVII OLAA (Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica), a serem realizadas em 2025, no Brasil e na Costa Rica, respectivamente. As medalhas e certificados serão enviados pela organização da OBA, com entrega em solenidade no Vieira, em data a ser definida nos próximos meses.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar estudantes dos ensinos Fundamental e Médio em todo território nacional e no exterior desde que por escolas de língua portuguesa. “Essa é uma das olimpíadas do conhecimento mais difíceis do país e os nossos alunos tiveram um ótimo desempenho em média, trazendo muitas medalhas para a Bahia, além dos medalhistas e outros estudantes da escola também serem convidados pela OBA para as seletivas internacionais de outras duas competições que também são uma grande referência na área”, destacou o professor de Física José Luiz de Castro, articulador da olimpíada no Vieira. Ele está na foto acima, juntamente com os alunos medalhistas.

DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS

O objetivo da OBA, segundo os organizadores, é “fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando em um mutirão nacional, além dos estudantes, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais”.

Confira agora a relação dos alunos vieirenses medalhistas da OBA!​

9° ANO EF

GUILHERME GALVÃO
JOSÉ PEDRO FERREIRA
MARIA LUIZA SANCHES

Parabéns a todos pela grande conquista! Muitas outras estão por vir!