Vieira tem novo diretor: Prof. Sérgio Silveira é empossado em solenidade no santuário do colégio
Vice-governador da Bahia, diretor-presidente da RJE e jesuítas participaram do evento
Com 112 anos, o Colégio Antônio Vieira tem agora um novo diretor-geral: o professor e pedagogo Sérgio Silveira, mestre em Gestão Educacional e doutorando em Educação, foi empossado na noite da última quarta-feira (6), em concorrida solenidade. Após celebração eucarística no Santuário Nossa Senhora de Fátima, sediado no Vieira, o diretor-presidente da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, empossou, oficialmente, o novo diretor do colégio.
O Provincial dos Jesuítas no Brasil, padre Mieczyslaw Smyda, SJ, foi representado no evento pelo coordenador do Núcleo Apostólico dos Jesuítas na Bahia, padre Jean Fábio Santana, SJ, que presidiu a missa, enfatizando o histórico de compromisso do Prof. Sérgio para com a educação jesuítica. Pe. Jean também leu a carta do Provincial com a nomeação do novo diretor. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo YouTube, ainda contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB) e do seu filho, o deputado Matheus Ferreira (MDB), ambos ex-alunos do Vieira.
O vice-governador fez um discurso lembrando os tempos de estudante do Vieira e a educação de excelência proposta pela instituição. “Me deu régua e compasso para a vida e, por isso, agradeço a formação que, ao lado dos meus pais, este colégio me proporcionou”, disse Geraldo Júnior, desejando prosperidade ao novo diretor.
A escolha do Prof. Sérgio Silveira para o cargo faz parte do dinamismo e renovação das missões de jesuítas e leigos, como prática alinhada ao modo de proceder da Companhia de Jesus. A professora Mariângela Risério, que até então estava à frente da gestão do Vieira, assume agora a coordenação pedagógica nacional da Fundação Fé e Alegria, obra de promoção social e educação popular. A professora, por sua vez, desejou uma boa gestão ao sucessor, presenteando-o com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, padroeiro do colégio e da qual o Prof. Sérgio é devoto.
Em um dos momentos da celebração, o novo diretor foi conduzido pelos padres presentes aos pés da imagem de Nossa Senhora, situada no santuário, pedindo bênçãos para sua gestão. Além do Pe. Jean, SJ, presidindo a missa, foram concelebrantes os padres Edison de Lima, SJ, diretor do Colégio São Luís, da RJE em São Paulo; Domingos Minualli, SJ, que também já foi diretor do Vieira; Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual do Vieira; e o Clóvis Cabral, fundador da Articulação Afro-Brasil, SJ. Emocionado, o Prof. Sérgio, acompanhado da esposa, Elma, e as duas filhas, Beatriz e Bianca, entre outros familiares, agradeceu pelas referências e orações por sua gestão feitas durante a homilia.
Já no rito de posse, ao som da música “Sementes do Amanhã, de Erasmo Carlos, o novo diretor-geral também ganhou um presente simbólico dos colaboradores do Vieira: uma camisa do uniforme do colégio com a assinatura de todos. A aluna Mariana Lima e o professor Isaac Lago expressaram seus votos de um novo período próspero, em nome dos estudantes e da equipe pedagógica da escola.
EDUCAÇÃO COM PROPÓSITO
No discurso de posse, o Prof. Sérgio Silveira reafirmou o compromisso com os propósitos jesuítas de uma educação excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, “contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos, capazes de construir uma nova dinâmica de transformação social”, como frisou, ressaltando a missão das unidades da RJE, que além do Vieira, na Bahia, é integrada por 16 outros colégios e escolas de Educação Básica em todo o Brasil. “Como educador, compreendo, claramente, que a educação exerce um papel fundamental na vida do indivíduo, no seu processo de compreensão de si mesmo e da realidade que o cerca. É por meio da educação que a pessoa toma consciência dos processos que constituem a vida em sociedade, tornando-a capaz de questioná-la e modificá-la em um mundo complexo e em constantes mudanças”, afirmou.
“É nesse cenário desafiador que a educação católica ganha ainda mais relevância, pois é sua missão contribuir na formação crítica e cidadã do ser humano, promovendo e valorizando uma formação integral que proporcione uma educação que supere e reflita sobre os modelos estabelecidos, confrontando-os com o modelo de justiça social proposto pelo Evangelho”, prosseguiu o novo diretor-geral do Vieira. Sobre o colégio, ele enfatizou a consolidação, renovada ao longo dos anos, como referência de qualidade educacional na Bahia, “seja pela imensa contribuição nas artes, cultura, política, educação e tantos outros setores da sociedade, quanto pela potência de sua formação, capaz de unir excelência humana e competência acadêmica e competência educacional”, disse, citando exemplos de alunos ilustres, como Jorge Amado e Anísio Teixeira, entre tantos outros.
VÍDEO COM ‘JORGE AMADO’
Um dos momentos marcantes da solenidade foi a exibição de um vídeo com a encenação de um trecho de um dos livros de Jorge Amado, “O Menino Grapiúna”, em que ele reconhece que foi no Vieira que um padre jesuíta professor de literatura, ao perceber seu talento para a escrita, previu que ele seria um grande escritor. “Recordo com carinho a figura do jesuíta português erudito e amável. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criação literária”, narra o escritor.
“É com essa educação que me comprometo para que continuemos no Vieira a trilhar caminhos profícuos de sobriedade numa sociedade que ainda carece de olhares sensíveis para enxergar os invisíveis, que seja capaz de denunciar toda a forma de violência contra a pessoa humana, que combata e desmascare o racismo e suas estruturas nocivas, que denuncie a discriminação e acabe com os preconceitos, que semeie sementes de mudança e esperança de que um novo tempo há de vir”, concluiu o Prof. Sérgio Silveira, sendo ovacionado pelo público presente. Ele ainda reafirmou a importância da parceria com a comunidade escolar: estudantes, famílias, educadores, agradecendo a todos os presentes, representantes de diversos setores da sociedade baiana, sobretudo, do campo da educação.
Outro momento de destaque do evento foi o discurso do diretor-presidente da RJE, Prof. Fernando Guidini. Dirigindo-se ao novo diretor do Vieira, disse: “Como diretor-geral de um colégio da Companhia de Jesus, dentre outras atribuições, é de sua responsabilidade garantir que a identidade inaciana seja traduzida no modo como o colégio organiza seu planejamento nas diferentes áreas, em diálogo com os Jesuítas da obra e com o Superior do Núcleo Apostólico. Nesse sentido, desejo que o senhor possa bem conduzir esse colégio, inspirado em tudo o que nos é identitário, respeitoso ao passado, calcado no presente e aberto ao futuro”.
PERSONALIDADE
O Prof. Guidini relatou ainda o vasto currículo do novo diretor do Vieira que, dentre as formações e cargos ocupados, é também membro do Conselho Diretor da RJE. O diretor-presidente da Rede foi muito aplaudido quando, em tom coloquial e afetivo, abordou aspectos da personalidade do Prof. Sérgio, que o fazem tão querido pela comunidade educativa do Vieira.
“É super dedicado à família, esportista, torcedor do Bahia, louco por bike, fazendo o circuito dos três faróis todo ano. Ama música e toca violão muito bem. (…) É muito focado e estabelece metas para sua vida profissional. É leve, alegre, afetuoso, um grande companheiro de trabalho. Chegou ao Vieira na Pastoral, depois de alguns anos assumiu a coordenação, mas, logo em seguida, o padre Domingos o convidou para Gestão de Pessoas. E hoje, 6 de dezembro de 2023, toma posse como diretor-geral do Colégio Antônio Vieira de Salvador, Bahia, uma das unidades educativas da Companhia de Jesus no Brasil”, afirmou.
E concluiu, traduzindo os votos de toda a comunidade educativa jesuíta no Brasil: “Professor Sérgio, muito bem-vindo à Direção-Geral do Colégio Antônio Vieira. Em nome do Governo Provincial dos Jesuítas do Brasil e da Rede Jesuíta de Educação, desejo-lhe um frutuoso trabalho. Que pelo seu testemunho o senhor nos edifique, inspire e dirija; que, pela sua ação, a excelência do projeto pedagógico deste colégio seja marca visível nesta e nas futuras gerações que confiam na proposta pedagógica da Companhia de Jesus. (…) Que Nossa Senhora de Fátima, a quem esta igreja e este colégio são consagrados, ensine a abrir caminhos, servindo a Deus por intermédio da educação”.
Aguarde! Nos próximos dias, publicaremos uma galeria com mais fotos da solenidade de posse do novo diretor do Vieira.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica