Menu
Logo do site
Logo do site
01.12.22

Vieira vive Advento em preparação para o Natal​

Missas, presépios e decoração especial celebram renovação da esperança trazida pelo Menino Jesus

Vieira vive Advento em preparação para o Natal​

O mês de dezembro chega e, com ele, ampliam-se as celebrações especiais do Advento, tempo litúrgico que antecede o Natal. Este ano, o período teve início no último dia 27 de novembro, estendendo-se até o dia 24 de dezembro. Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento, a Igreja Católica se prepara para o Natal. No Colégio Antônio Vieira, presépios, decoração especial na recepção e missas, com colaboradores e também abertas à comunidade escolar, marcam o período.

“É um tempo de renovação da esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a celebração da vinda do Senhor”, explica o professor João Ramiro, coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa). Os colaboradores do colégio participam no período de uma série de celebrações, permeadas com orações e músicas, na programação batizada de Natal do Setores, a ser realizada na Capela Santo Inácio. No Santuário Nossa Senhora de Fátima, estão previstas mais três celebrações eucarísticas dominicais durante o Tempo do Advento, além das Missas de Natal nos dias 24 e 25, para toda a comunidade escolar e fiéis em geral

Programação das Celebrações
Santuário Nossa Senhora de Fátima

Missas do Advento
27/11 – 18h (já realizada)
04/12 – 18h
11/12 – 18h
18/12 – 18h

Missas de Natal
24/12 – 18h
25/12 – 18h

Recepcionista Conceição Monteiro em um dos ambientes decorados

DECORAÇÃO

O Advento no colégio este ano conta com uma novidade na decoração: além do tradicional presépio montado na área externa do Santuário Nossa Senhora de Fátima, há outras duas instalações que reproduzem a cena do nascimento de Jesus: na recepção, uma mostra reúne peças da coleção particular do professor João Ramiro com itens singulares de diversos países; e no Pátio Centenário, um outro presépio, em tamanho maior, simboliza as lições de humildade e amor da noite de nascimento de Cristo.

Detalhe do presépio instalado no Pátio Centenário

ORIGEM

O Tempo do Advento é próprio do Ocidente. Há relatos de que começou a ser vivido entre os séculos IV e VII, em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV, na Gália (atual França) e na Espanha, previa jejum, abstinência e duração de seis semanas como na Quaresma. Em Roma, somente após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado considerando dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das quatro semanas.

Veja mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo