Vieirenses avaliam 1ª ONU Intercolegial da RJE
Os representantes do Colégio tiveram destaque no evento, com duas menções honrosas e uma menção nominal.
“É difícil destacar um momento marcante, porque a ONU Intercolegial foi uma experiência muito enriquecedora para mim”. Foi com essa frase que a vieirense Mariana Bastos resumiu a experiência dela na 1ª edição da ONU Intercolegial, que ocorreu nos dias 11 a 14/09, no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. O projeto, que tem o objetivo de desenvolver as capacidades de articulação de ideias, argumentação e promover a ampliação da visão de mundo dos estudantes, contou com cerca de 160 alunos do Ensino Médio, vindos de 13 colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE).
O Colégio Antônio Vieira foi representado por 17 estudantes. Ao longo das simulações, eles tiveram como desafio discutir sobre temas como a perseguição do povo Rohingya em Mianmar, a crise na Venezuela, a guerra da Síria, o terrorismo e controle de fronteiras, além da Guerra dos Seis Dias (1967). “Não tem nada comparável à ONU e ao que ela representa. Acabamos criando uma identificação com aquele país que representamos e nossentimosparte daquela pátria”, destacou o aluno Pedro Garcia.
A experiência da ONU Intercolegial proporcionou papéis de destaques aos vieirenses. Os estudantes da 1ª serie EM, Pedro Garcia e Leonardo Lima, receberam menções honrosas. Já João Victor Velanes, aluno da 3ª série EM, teve uma menção nominal. “O evento me deu a possibilidade de trabalhar com pessoas de lugares diferentes, ter experiências novas e contribuiu para a carreira que pretendo seguir, pois durante esses dias atuei como um jornalista”, contou entusiasmado Leonardo Lima, que trabalhou na produção de conteúdo para o site Planeta Diário, que cobriu tudo que aconteceu no evento (clique aqui para acessar).
A coordenadora pedagógica da 1ª série EM, prof.ª Léa Pontes, e a professora de História Gigi Albuquerque acompanharam os alunos durante todo o período da I ONU Intercolegial. “Os processos vivenciados até a fase final do evento comprovaram que os alunos são capazes de enfrentar desafios globais. Os estudantes mostraram toda a capacidade para esse desenvolvimento da articulação de ideias, de debates, da capacidade de resolução de conflitos e de posicionamento crítico”, finalizou a prof.ª Léa.
Clique aqui para ouvir a entrevista de Rafael Lopes, um dos Vieirenses participantes da I ONU Intercolegial, para a Radioweb CEAP.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio